sábado, 7 de novembro de 2009

Assiduidade e Pontualidade - até Outubro de 2009


Na assiduidade e na pontualidade temos tido um Grupo forte, com raros episódios rapidamente corrigidos, pelo que teoricamente este não seria um tema a abordar neste Blog. Temos 76% de Assiduidade (83%, se incluirmos os atrazos) nos 2 primeiros meses, sempre a melhorar. Mas há sempre margem para progredir, convem relembrar os "bons valores" e queremos deixar um desafio aos nossos jogadores, acompanhado dum passatempo.

Existem muitos factores que aceleram ou travam o progresso dos jogadores. Entre eles há dois que costumam ser menosprezados mas que são de extrema importância por servirem de base aos restantes, a assiduidade e a pontualidade:
  • Faltar a um treino é normalmente uma "derrapagem" e por vezes corresponde até a um retrocesso no processo evolutivo do jogador (bem basta quando tal se deve a doença ou lesão). Mas prejudica também o Grupo porque este é um desporto colectivo e a ausência de um elemento cria sempre dificuldades... e então sem pré-aviso é mesmo prejudicial
  • Os atrazos começam por ser uma falta de respeito pelos outros. Significam igualmente um desperdício das escassas oportunidades que temos para treinar - atitude que revela, no mínimo, pouca inteligência. Quando não se consegue cumprir uma regra tão elementar como chegar a horas (ou mais cedo, obviamente), que outra regra se conseguirá cumprir?
Qual o desafio? Até ao final de 2009 melhorar os indicadores individuais do quadro.

Qual o passatempo? Que cada um se reveja no lugar em que efectivamente está. Num dos treinos da próxima semana saberão "quem é quem".

Nota final: Todos sabemos, treinadores, jogadores e pais, que a actividade desportiva não é concorrente com as tarefas escolares; a nossa experiência nesta modalidade está recheada de bons jogadores que são bons alunos, óptimos até, a quem ainda "sobra tempo" para outras actividades e também conhecemos maus alunos que nada melhoraram por terem deixado de treinar e jogar.
Gerir bem o nosso tempo deve ser aprendido cedo: estudar e praticar desporto ensina-nos a fazê-lo!

Sem comentários:

Enviar um comentário