quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Calendário do Camp. Distrital ABL, Sub-16 Masc

PROVISÓRIO

Na sequência do sorteio que ocorreu no dia 20-Setembro os nossos jogos serão os seguintes:

Série A1, jogos em Outubro:
  • Dia 3 * não jogamos
  • Dia 5 * Benfica-A - SIMECQ
  • Dia 10 * SIMECQ - Alenquer
  • Dia 17 * Estoril-Praia-A - SIMECQ
  • Dia 24 * SIMECQ - Basket Queluz

Esta série reune as equipas que no ranking (com base nas classificações de Sub-16 e Sub-14 da última época) estão nos seguintes lugares:

  • 1º - Benfica-A (1º + 2º)
  • 8º - Estoril-Praia-A (12º + 7º)
  • 10º - SIMECQ (6º + 18º)
  • 19º - Basket Queluz (21º + 17º)
  • 21º - Alenquer (24º + 19º)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Primeiros Jogos

Fomos convidados para a apresentação da equipa de Cadetes-B do C.A.Queluz, convite esse que aceitámos com muito prazer, pelo que jogaremos no próximo dia 26-Setembro com uma das nossas equipas às 9:15 no Pav. Henrique Miranda.



Fomos igualmente convidados a repetir a nossa presença no Torneio das O.S.J. que tem o seguinte Cartaz:

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Horário de Treinos

2ª Feira (Alternadamente de 2 em 2 semanas)
  • SIMECQ - das 20:00 às 21:30
  • Esteiros - das 20:30 às 22:00
4ª Feira
  • SIMECQ - das 20:00 às 21:30
6ª Feira
  • Esc. Amélia Rey Colaço (Linda-a-Velha) - das 20:30 às 22:00

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Início da Época 2010-2011

A nossa Época de 2010-2011 terá o seu início no próximo dia 1 de Setembro.

Nessa semana treinaremos 4ª, 5ª e 6ª às 10h.

Desejamos a todos os nossos jogadores que aproveitem o resto das suas férias e que venham preparados para uma óptima Época.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Primeiros Números sobre a Época 2009/2010

Temos uma já longa tradição de documentar a nossa actividade, de registar o maior número possível de acontecimentos, de caracterizar os eventos e de tratar a informação para nos ajudar a perceber melhor a realidade que vamos vivendo.

Foi o que fizemos esta época... e apenas não publicámos aqui sistematicamente essa informação porque sabemos que este é um espaço de acesso geral e, como é óbvio, algumas das informações são:
  • apenas mais valias para o grupo de trabalho
    e, por isso, de divulgação restrita... pelo menos nos momentos próximos aos acontecimentos;
  • apenas relevantes para a realidade da nossa colectividade, a SIMECQ
    pelo que os primeiros a saberem e a terem opinião sobre o assunto devem ser os nossos dirigentes.

Mas a generalidade dos números de que dispomos não são segredo. São realidades que de uma forma ou outra sempre estiveram à vista dos mais atentos e devem ser partilhados com quem se interessa pela nossa realidade.

E aqui vão os primeiros números:

Caracterização do Plantel

Plantel de 19 Jogadores (7 que nasceram em 1994, 10 de 1995 e 2 de 1996) que começaram e acabaram a Época:

  • Ninguém ficou pelo caminho. Este facto revela 2 factores positivos, por um lado todos mereceram a confiança do Grupo e, por outro, todos tiveram a capacidade de superar os momentos difíceis que acontecem sempre ao longo duma época desportiva.

Destes 19, 13 têm formação integral da SIMECQ, já têm mais de 3 anos de SIMECQ (2 oriundos do CBO e 1 da "Xica") e 3 vieram esta época (2 do Maria Pia e 1 do Atlético):

  • Este facto revela que os sucessos desportivos e a evolução conquistada se deve maioritáriamente à formação da nossa SIMECQ, mas que também sabemos receber e integrar convenientemente quem, noutros clubes, deu os primeiros passos

Destes 19, apenas 10 tiveram pelo menos 2 épocas de prática de basquetebol no escalão Sub-14, ou seja, chegaram a esta Época com a experiência mínima adequada à sua idade (>=2 anos de Sub-14 acrescida de 1 ano de Sub-16, para os mais velhos). 1 jogador iniciou a prática do basquetebol esta época e os restantes 8 jogadores apenas tinham tido uma Época de Sub-14 e .

Dos 7 Jogadores nascidos em 1994, apenas 5 tinham experiência no escalão de Sub-16 e, destes, apenas 2 tinham tido a formação integral de Sub-14 (além de Minis). 1 dos jogadores de 1995 já tinha experiência de Sub-16.

Dimensão Treino

Tivemos 106 Treinos, com uma assiduidade global de 81%, dos quais 5% são presenças mas com atraso. Louvamos o 1º número porque os 19% de ausências foram maioritáriamente causadas por impedimentos causados por lesões, doença ou outros factos justificáveis. Lamentamos o 2º número porque além da assiduidade devemos cultivar a pontualidade.

Dimensão Competitiva

Fizemos, a nível oficial, 48 jogos. Registámos 30 vitórias e 18 derrotas. Tivemos vários jogos treino e participámos no Torneio das OSJ que vencemos (ganhando aos anfitriões e ao Estoril-Praia). Nas nossas 24 horas vencemos o Estoril-Praia com os B e perdemos com a selecção ABL de Sub-15, com os A.

A partir de determinada fase criámos uma 2ª equipa, seguindo um critério simples: na equipa B ficavam os jogadores que na próxima época ainda serão Sub-16 e na equipa A ficavam os restantes (Sub-18 na próxima época), com reforço de alguns B.

A equipa A (16 vitórias e 12 derrotas)

  • Começou por ganhar os 6 jogos da 1ª fase do Distrital, apurando-se para os primeiros 8 lugares;
  • Na 2ª fase conseguiu o 6º lugar (classificação final no campeonato distrital da ABL), fruto de 3 vitórias e 11 derrotas (série ganha pelo Benfica, única equipa que não conseguimos incomodar). Na 1ª volta desta fase apenas a vitória em Algés foi positiva. Na 2ª volta melhorámos significativamente, ganhando novamente ao Algés e, em casa, ao Física de Torres Vedras;
  • Participámos no Torneio do Vale do Tejo, ficámos em 2º lugar da nossa série, ganhando 7 jogos e perdendo apenas para o vencedor da série e depois do torneio, o Belenenses.

A equipa B (14 vitórias e 6 derrotas)

  • Iniciou o Distrital apenas na 2ª fase, terminou essa fase em 4º lugar da sua série com 5 vitórias e 5 derrotas numa série ganha pelo Benfica-B (que conseguimos vencer, em nossa casa),
  • Classificámo-nos para disputar o apuramento do 15º lugar ao 20º. Ganhámos esse apuramento com 9 vitórias e 1 derrota.
  • Tivemos uma evolução curiosa por cada volta de cada série, em termos de vitórias e derrotas: 2-3, 3-2, 4-1, 5-0.

domingo, 13 de junho de 2010

Sub-14 Fem Campeãs Nacionais

A SIMECQ completa este ano 130 (cento e trinta) anos de vida e recebeu hoje uma linda prenda das meninas que são sub-14, e dos excelentes técnicos que com elas trabalham.
MUITO OBRIGADO!
E PARABÉNS!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

VI Torneio Nacional Sub 14 Femininos

As nossas Sub-14 Femininas vão disputar a
"Final-6" do Campeonato Nacional,
no próximo fim de semana.


É a confirmação do excelente trabalho de formação que a SIMECQ tem feito, em particular no sector feminino. Já é hábito as nossas meninas estarem a este nível competitivo: esta geração repete o apuramento do ano passado e a geração da Pipa, Ritinha e Ticha (agora chegadas às Sub-19) já competiu neste patamar.

Como é óbvio queremos que o próximo fim de semana corra muito bem à nossa excelente equipa. Desejamos que:
  • joguem bem;
  • se divirtam;
  • aprendam com os erros;
  • se superem nos momentos de maior dificuldade;
  • sejam felizes.
Vocês já SÃO CAMPEÃS como afirmou, e bem, o vosso TREINADOR Fernando Brás na entrevista ao Blog da ABL [http://ablisboa.blogspot.com/]:

“As nossas expectativas passam por tentar ser campeões nacionais. Trata-se de um sonho que acompanha esta equipa desde há três anos. Mas, se não conseguirmos, seremos campeões na mesma”.

É que afinal não existe grande contradição entre Formar e Ganhar...
desde que o objectivo "ganhar" não signifique hipotecar vitórias futuras - algo que no caso das nossas sub-14 está garantido: são meninas que vão ter muitas alegrias na vida e no basquetebol porque sabem dar valor às conquistas porque são fruto de muito e adequado trabalho.

Ah! e temos também aquele factor aleatório que muitas vezes transforma os resultados... assim resta-nos desejar-vos:


BOA SORTE
Nota:
A organização deste evento "Fase Final do VI Torneio Nacional Sub 14 Femininos" será da SIMECQ o que, dadas as provas dadas, já é uma garantia de qualidade.