terça-feira, 17 de agosto de 2010
Início da Época 2010-2011
Nessa semana treinaremos 4ª, 5ª e 6ª às 10h.
Desejamos a todos os nossos jogadores que aproveitem o resto das suas férias e que venham preparados para uma óptima Época.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Primeiros Números sobre a Época 2009/2010
Foi o que fizemos esta época... e apenas não publicámos aqui sistematicamente essa informação porque sabemos que este é um espaço de acesso geral e, como é óbvio, algumas das informações são:
- apenas mais valias para o grupo de trabalho
e, por isso, de divulgação restrita... pelo menos nos momentos próximos aos acontecimentos; - apenas relevantes para a realidade da nossa colectividade, a SIMECQ
pelo que os primeiros a saberem e a terem opinião sobre o assunto devem ser os nossos dirigentes.
Mas a generalidade dos números de que dispomos não são segredo. São realidades que de uma forma ou outra sempre estiveram à vista dos mais atentos e devem ser partilhados com quem se interessa pela nossa realidade.
E aqui vão os primeiros números:
Caracterização do Plantel
Plantel de 19 Jogadores (7 que nasceram em 1994, 10 de 1995 e 2 de 1996) que começaram e acabaram a Época:
- Ninguém ficou pelo caminho. Este facto revela 2 factores positivos, por um lado todos mereceram a confiança do Grupo e, por outro, todos tiveram a capacidade de superar os momentos difíceis que acontecem sempre ao longo duma época desportiva.
Destes 19, 13 têm formação integral da SIMECQ, já têm mais de 3 anos de SIMECQ (2 oriundos do CBO e 1 da "Xica") e 3 vieram esta época (2 do Maria Pia e 1 do Atlético):
- Este facto revela que os sucessos desportivos e a evolução conquistada se deve maioritáriamente à formação da nossa SIMECQ, mas que também sabemos receber e integrar convenientemente quem, noutros clubes, deu os primeiros passos
Destes 19, apenas 10 tiveram pelo menos 2 épocas de prática de basquetebol no escalão Sub-14, ou seja, chegaram a esta Época com a experiência mínima adequada à sua idade (>=2 anos de Sub-14 acrescida de 1 ano de Sub-16, para os mais velhos). 1 jogador iniciou a prática do basquetebol esta época e os restantes 8 jogadores apenas tinham tido uma Época de Sub-14 e .
Dos 7 Jogadores nascidos em 1994, apenas 5 tinham experiência no escalão de Sub-16 e, destes, apenas 2 tinham tido a formação integral de Sub-14 (além de Minis). 1 dos jogadores de 1995 já tinha experiência de Sub-16.
Dimensão Treino
Tivemos 106 Treinos, com uma assiduidade global de 81%, dos quais 5% são presenças mas com atraso. Louvamos o 1º número porque os 19% de ausências foram maioritáriamente causadas por impedimentos causados por lesões, doença ou outros factos justificáveis. Lamentamos o 2º número porque além da assiduidade devemos cultivar a pontualidade.
Dimensão Competitiva
Fizemos, a nível oficial, 48 jogos. Registámos 30 vitórias e 18 derrotas. Tivemos vários jogos treino e participámos no Torneio das OSJ que vencemos (ganhando aos anfitriões e ao Estoril-Praia). Nas nossas 24 horas vencemos o Estoril-Praia com os B e perdemos com a selecção ABL de Sub-15, com os A.
A partir de determinada fase criámos uma 2ª equipa, seguindo um critério simples: na equipa B ficavam os jogadores que na próxima época ainda serão Sub-16 e na equipa A ficavam os restantes (Sub-18 na próxima época), com reforço de alguns B.
A equipa A (16 vitórias e 12 derrotas)
- Começou por ganhar os 6 jogos da 1ª fase do Distrital, apurando-se para os primeiros 8 lugares;
- Na 2ª fase conseguiu o 6º lugar (classificação final no campeonato distrital da ABL), fruto de 3 vitórias e 11 derrotas (série ganha pelo Benfica, única equipa que não conseguimos incomodar). Na 1ª volta desta fase apenas a vitória em Algés foi positiva. Na 2ª volta melhorámos significativamente, ganhando novamente ao Algés e, em casa, ao Física de Torres Vedras;
- Participámos no Torneio do Vale do Tejo, ficámos em 2º lugar da nossa série, ganhando 7 jogos e perdendo apenas para o vencedor da série e depois do torneio, o Belenenses.
A equipa B (14 vitórias e 6 derrotas)
- Iniciou o Distrital apenas na 2ª fase, terminou essa fase em 4º lugar da sua série com 5 vitórias e 5 derrotas numa série ganha pelo Benfica-B (que conseguimos vencer, em nossa casa),
- Classificámo-nos para disputar o apuramento do 15º lugar ao 20º. Ganhámos esse apuramento com 9 vitórias e 1 derrota.
- Tivemos uma evolução curiosa por cada volta de cada série, em termos de vitórias e derrotas: 2-3, 3-2, 4-1, 5-0.
domingo, 13 de junho de 2010
Sub-14 Fem Campeãs Nacionais
quarta-feira, 9 de junho de 2010
VI Torneio Nacional Sub 14 Femininos
"Final-6" do Campeonato Nacional,
no próximo fim de semana.

É a confirmação do excelente trabalho de formação que a SIMECQ tem feito, em particular no sector feminino. Já é hábito as nossas meninas estarem a este nível competitivo: esta geração repete o apuramento do ano passado e a geração da Pipa, Ritinha e Ticha (agora chegadas às Sub-19) já competiu neste patamar.
Como é óbvio queremos que o próximo fim de semana corra muito bem à nossa excelente equipa. Desejamos que:
- joguem bem;
- se divirtam;
- aprendam com os erros;
- se superem nos momentos de maior dificuldade;
- sejam felizes.
“As nossas expectativas passam por tentar ser campeões nacionais. Trata-se de um sonho que acompanha esta equipa desde há três anos. Mas, se não conseguirmos, seremos campeões na mesma”.
desde que o objectivo "ganhar" não signifique hipotecar vitórias futuras - algo que no caso das nossas sub-14 está garantido: são meninas que vão ter muitas alegrias na vida e no basquetebol porque sabem dar valor às conquistas porque são fruto de muito e adequado trabalho.
Ah! e temos também aquele factor aleatório que muitas vezes transforma os resultados... assim resta-nos desejar-vos:
domingo, 6 de junho de 2010
Destaques
Como é natural, houve alguns jogadores que se destacaram em 2009/2010.
E os destaques são:
- Assiduidade
1º DIOGO FERREIRA
2º LUÍS MARTINS
3º MÁRIO FERREIRA - 5 Ideal da equipa A
> JOÃO FONSECA
> ANDRÉ SANTOS
> FRANCISCO NETO
> JOSÉ LOPES
> LUÍS MARTINS - 5 Ideal da equipa B
> MANUEL GALVÃO
> MÁRIO FERREIRA
> DANIEL BARREIROS
> MAURO SANTAMARINA
> MAX FERREIRA - Melhor Companheiro
> MAURO SANTAMARINA - Melhor Parceiro de Treino
> MANUEL GALVÃO - Melhor Defensor
> JOSÉ LOPES - Melhor Atacante
> FRANCISCO NETO - Atleta do ano
> JOSÉ LOPES - MVP
> FRANCISCO NETO
Parabéns a todo o Grupo, em particular aos 17 jovens que começaram e terminaram a Época. Os restantes 2 ainda são Sub-14 e integraram-se sem dificuldade.
Excelente

EXCELENTE é o adjectivo mais adequado para as "24 Horas" deste ano na SIMECQ!
Desde os jogos às exibições, desde a "malta da casa" aos numerosos amigos que vieram para a FESTA, desde os mais pequenos aos veteranos, desde os concursos à música que esteve sempre presente, foi tudo EXCELENTE!
E tivemos a surpresa de assistir ao reavivar da mascote da nossa colectividade, que animou muito a FESTA.
Para o nosso grupo - Sub-16 Masculinos - também foi uma FESTA.
Começámos com os mais novos a vencer o Estoril-Praia (47-40), continuámos perdendo com a selecção da A.B.L (31-47) mas jogámos bem na 1ª parte e fizemos boa figura nos concursos de 3 pontos e de "skills".
Já nos "apetece" as "24 Horas" de 2011!
domingo, 30 de maio de 2010
9ª Jornada da série B3
Parciais: 12-6 ; 10-14 (22-20) ; 15-10 (37-30) ; 10-11 (47-41)
{1ª volta: vitória fora por 67-59}
Fechámos a nossa Época 2009/10 com uma vitória muito saborosa... porque confirmou com números o que já se sabia: houve uma evolução significativa da equipa, sendo agora muito melhor do que quando se estreou contra o Benfica-B em Novembro do ano passado, na única derrota "pesada" que tivemos.
Foram 20 Jogos com 14 vitórias e 6 derrotas:
- Série D2 - 1ª volta: 2 vitórias e 3 derrotas;
- Série D2 - 2ª volta: 3 vitórias e 2 derrotas;
- Série B3 - 1ª volta: 4 vitórias e 1 derrota;
- Série B3 - 2ª volta: 5 vitórias.
Final feliz e motivador para a próxima época.
