quarta-feira, 9 de junho de 2010

VI Torneio Nacional Sub 14 Femininos

As nossas Sub-14 Femininas vão disputar a
"Final-6" do Campeonato Nacional,
no próximo fim de semana.


É a confirmação do excelente trabalho de formação que a SIMECQ tem feito, em particular no sector feminino. Já é hábito as nossas meninas estarem a este nível competitivo: esta geração repete o apuramento do ano passado e a geração da Pipa, Ritinha e Ticha (agora chegadas às Sub-19) já competiu neste patamar.

Como é óbvio queremos que o próximo fim de semana corra muito bem à nossa excelente equipa. Desejamos que:
  • joguem bem;
  • se divirtam;
  • aprendam com os erros;
  • se superem nos momentos de maior dificuldade;
  • sejam felizes.
Vocês já SÃO CAMPEÃS como afirmou, e bem, o vosso TREINADOR Fernando Brás na entrevista ao Blog da ABL [http://ablisboa.blogspot.com/]:

“As nossas expectativas passam por tentar ser campeões nacionais. Trata-se de um sonho que acompanha esta equipa desde há três anos. Mas, se não conseguirmos, seremos campeões na mesma”.

É que afinal não existe grande contradição entre Formar e Ganhar...
desde que o objectivo "ganhar" não signifique hipotecar vitórias futuras - algo que no caso das nossas sub-14 está garantido: são meninas que vão ter muitas alegrias na vida e no basquetebol porque sabem dar valor às conquistas porque são fruto de muito e adequado trabalho.

Ah! e temos também aquele factor aleatório que muitas vezes transforma os resultados... assim resta-nos desejar-vos:


BOA SORTE
Nota:
A organização deste evento "Fase Final do VI Torneio Nacional Sub 14 Femininos" será da SIMECQ o que, dadas as provas dadas, já é uma garantia de qualidade.

domingo, 6 de junho de 2010

Destaques

A nossa Época terminou com a festa das "24 Horas". Até meados de Julho continuaremos a treinar mas já com a próxima Época como objectivo.

Como é natural, houve alguns jogadores que se destacaram em 2009/2010.

E os destaques são:
  • Assiduidade
    1º DIOGO FERREIRA
    2º LUÍS MARTINS
    3º MÁRIO FERREIRA
  • 5 Ideal da equipa A
    > JOÃO FONSECA
    > ANDRÉ SANTOS
    > FRANCISCO NETO
    > JOSÉ LOPES
    > LUÍS MARTINS
  • 5 Ideal da equipa B
    > MANUEL GALVÃO
    > MÁRIO FERREIRA
    > DANIEL BARREIROS
    > MAURO SANTAMARINA
    > MAX FERREIRA
  • Melhor Companheiro
    > MAURO SANTAMARINA
  • Melhor Parceiro de Treino
    > MANUEL GALVÃO
  • Melhor Defensor
    > JOSÉ LOPES
  • Melhor Atacante
    > FRANCISCO NETO
  • Atleta do ano
    > JOSÉ LOPES
  • MVP
    > FRANCISCO NETO

Parabéns a todo o Grupo, em particular aos 17 jovens que começaram e terminaram a Época. Os restantes 2 ainda são Sub-14 e integraram-se sem dificuldade.

Excelente
























EXCELENTE é o adjectivo mais adequado para as "24 Horas" deste ano na SIMECQ!

Desde os jogos às exibições, desde a "malta da casa" aos numerosos amigos que vieram para a FESTA, desde os mais pequenos aos veteranos, desde os concursos à música que esteve sempre presente, foi tudo EXCELENTE!

E tivemos a surpresa de assistir ao reavivar da mascote da nossa colectividade, que animou muito a FESTA.

Para o nosso grupo - Sub-16 Masculinos - também foi uma FESTA.

Começámos com os mais novos a vencer o Estoril-Praia (47-40), continuámos perdendo com a selecção da A.B.L (31-47) mas jogámos bem na 1ª parte e fizemos boa figura nos concursos de 3 pontos e de "skills".

Já nos "apetece" as "24 Horas" de 2011!

domingo, 30 de maio de 2010

9ª Jornada da série B3

SIMECQ-B - 47 / Odivelas B.C. - 41

Parciais: 12-6 ; 10-14 (22-20) ; 15-10 (37-30) ; 10-11 (47-41)

{1ª volta: vitória fora por 67-59}

Fechámos a nossa Época 2009/10 com uma vitória muito saborosa... porque confirmou com números o que já se sabia: houve uma evolução significativa da equipa, sendo agora muito melhor do que quando se estreou contra o Benfica-B em Novembro do ano passado, na única derrota "pesada" que tivemos.

Foram 20 Jogos com 14 vitórias e 6 derrotas:
  • Série D2 - 1ª volta: 2 vitórias e 3 derrotas;
  • Série D2 - 2ª volta: 3 vitórias e 2 derrotas;
  • Série B3 - 1ª volta: 4 vitórias e 1 derrota;
  • Série B3 - 2ª volta: 5 vitórias.

Final feliz e motivador para a próxima época.

sábado, 29 de maio de 2010

24 Horas da SIMECQ

UMA TRADIÇÃO SÓLIDA
No próximo fim de semana, nos dias 5 e 6 de Junho, a SIMECQ organiza novamente a sua Festa do Basquetebol. Este ano vamos mesmo para lá das 24 horas que dão nome à FESTA, desde as 9:30 de sábado até às 14:30 de domingo vamos ter todas as nossas equipas em acção, vamos ter concursos, vamos ver os treinadores e/ou os pais e mães em acção, vamos ter exibições, haverá música, haverá surpresas (garantidas), etc.
A FESTA é da SIMECQ, do basquetebol e de todos os nossos amigos.

A participação específica dos Sub-16 Masculinos e todo o seu grupo de apoio tem o seguinte horário no dia 5, sábado:
  • às 9:30, no arranque das "24 Horas", a nossa equipa dos mais novos joga com o Estoril-Praia-B
  • às 17:30 a nossa equipa A joga com a selecção Sub-15 da A.B.Lisboa
  • às 19:30 fazemos a sessão de encerramento da época dos Sub-16 Masculinos da SIMECQ, no Salão Nobre, com a presença de todos os 19 jogadores, equipa técnica, pais e amigos

Se já nos conhece, seja novamente bem vindo. Se ainda não nos visitou... experimente vir a esta FESTA DO BASQUETEBOL.

domingo, 23 de maio de 2010

10ª Jornada da série B3

Moscavide-B - 57 / SIMECQ-B -58

Parciais: 25-13 ; 8-10 (33-23) ; 13-21 (46-44) ; 11-14 (57-59)

{1ª volta: derrota em casa por 37-39}

As primeiras palavras são para os nossos adversários, os únicos que já nos ganharam nesta série e que, neste jogo, só estiveram a perder no último segundo. Evidentemente que custa perder um jogo assim, mas se continuarem a progredir no basquetebol, será muito provável que venham a sentir a alegria de vencer nos últimos segundos. Será então a vossa vez de ususfruirem da magia deste desporto.

Desta vez fomos nós que tivemos a sorte e a determinação de conseguir "virar" o jogo no final. Mostrámos qualidades que são de realçar e que só em jogos destes podem ficar visíveis.

E ficaram provadas 2 realidades:
  • Quem trabalha a sério nos treinos, mais tarde ou mais cedo, exibe progressos nos jogos (hoje, na recuperação do 3º período, houve uma marca evidente de quem faz da assiduidade e empenho uma aposta que lhe permite grande evolução)
  • Quanto maiores são as dificuldades mais colectivismo tem que haver, porque uma equipa de basquetebol "alimenta-se" de solidariedade, cooperação e rigor de grupo (veja-se o que fizemos nos útimos 8"... a bola passou por 4 jogadores até chegar a quem estava em melhores condições para concluir)

Não esquecemos no entanto o que de muito mau fizemos no 1º período. Devemos recordar, para não repetirmos. Ver jogar, é na bancada, não é no campo!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

9ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

Pinhalnovense - 47 / SIMECQ - 72

Parciais: 15-20 ; 6-17 (21-37) ; 15-15 (36-52) ; 11-20 (47-72)

Terminámos a 1ª participação deste grupo numa competição inter-Distrital, com 7 vitórias e 1 derrota. Oportunamente - e a nível interno - faremos o balanço.

Sobre o jogo, devemos referir que conseguimos ultrapassar os efeitos da derrota do dia anterior.

Tivemos bons momentos em termos defensivos apesar de termos cometido demasiadas faltas mas fizemos 2 períodos de bom nível: o 2º e o 4º.
Ah! E tivemos uma outra vitória: corrigimos a péssima recuperação defensiva que nos tinha custado o resultado do dia anterior, embora ainda tenhamos que melhorar este aspecto.

NOTA:

Foi o último jogo oficial em Sub-16 para 5 jogadores, para quem desejamos a continuação de muitos progressos a nível desportivo e muito sucesso a nível pessoal.
Foi assim um jogo especial, em que a vitória e os bons momentos de basquetebol simbolizam um abraço global de toda a equipa para os notáveis:
  • Alexandre Araújo,
  • André Santos,
  • Francisco Neto,
  • João Fonseca
  • Zé Pedro Lopes

Mas ainda temos as "24 horas da SIMECQ"... e pode ser que haja alguma surpresa a nível de Torneios...

sábado, 15 de maio de 2010

4ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

Belenenses - 79 / SIMECQ - 60

Parciais: 21-9 ; 15-15 (36-24) ; 29-22 (65-46) ; 14-14 (79-60)

Ainda não foi desta vez que conseguimos vencer o Belenenses, equipa a que damos os parabéns por ir à final deste Torneio.

domingo, 9 de maio de 2010

8ª Jornada da série B3

SIMECQ-B - 67 / Maria Pia - 41

Parciais: 13-8 ; 16-9 (29-17) ; 13-12 (42-29) ; 25-12 (67-41)

{1ª volta: vitória fora por 53-42}

O jogo começou mal para os nossos adversários que tiveram que esperar pelo seu treinador ("preso" no trânsito) e que tiveram um aquecimento limitado. Este facto mostrou no entanto um forte carácter dos jovens da Graça que desde o 1º segundo lutaram muito pelo melhor resultado possível, embora se tenham mantido dentro do mais puro desportivismo. E durante todo o jogo mostraram que sabiam o que andavam a fazer...

Do ponto de vista defensivo estivemos quase sempre bem. Os erros que cometemos foram maioritáriamente consequência do risco em que apostámos.

No ataque já não se passou o mesmo. Faltou-nos Cabeça (fomos pouco esclarecidos, optando muitas vezes por soluções complexas quando tínhamos "à mão" vias fáceis para atingir o objectivo), fomos pouco Colectivos (mostrando uma estranha necessidade em tentar ser "herói", quando as nossas vantagens são exactamente ao nível do Grupo) e tivemos uma estúpida falta de Confiança em situações de 1x0 (depois de conquistar a vantajem... vinha a "tremideira"). Não é grave mas é mais um aspecto a merecer atenção no nosso trabalho.

No último período mostrámos o benefício de poder ter TODOS os jogadores a participar na vitória e alargámos a vantagem.

sábado, 8 de maio de 2010

8ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 76 / CAB Grândola - 36

Parciais: 18-11 ; 16-9 (34-20) ; 15-14 (49-34) ; 27-2 (76-36)

Demorámos 30m a perceber como jogar contra um adversário que está muito dependente do talento de 2 jogadores...

Mas a imagem que deixámos no último período foi muito positiva e deixa-nos mais confiantes para os 2 últimos jogos desta série.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

7ª Jornada da série B3

Queluz-B - 61 / SIMECQ-B - 64

Parciais: 18-21 ; 11-13 (29-34) ; 14-18 (43-52) ; 18-12 (61-64)

{1ª volta: vitória em casa por 61-45}

quinta-feira, 29 de abril de 2010

6ª Jornada da série B3

SIMECQ - 95 / Salesianos O.S.J - 45

Parciais: 27-5 ; 9-18 (36-23) ; 30-9 (66-32) ; 29-13 (95-45)

{1ª volta: vitória fora por 57-51}

Começámos bem mas na fase final do 2º período tivemos uma péssima atitude que se reflectiu em 0-10...

Voltando à normalidade, fizemos uma boa 2ª parte, espelhando a diferença entre as equipas.

domingo, 25 de abril de 2010

6ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

Montijo Basket - 44 / SIMECQ - 79

Parciais: 9-20 ; 17-28 (26-48) ; 7-17 (33-65) ; 11-14 (44-79)

Desde o início do jogo que mostrámos muita vontade de vencer e tivemos capacidade de nos adaptar às dificuldades que foram aparecendo. Apenas no início do 2º período tivemos algum deslumbramento, rapidamente corrigido e no final do jogo continuámos a defender bem mas no ataque já fomos menos esclarecidos.

A maior qualidade demonstrada foi o colectivismo. A aparente facilidade com que nos distanciámos no marcador deve ser explicada exactamente pela grande entre-ajuda de todos os jogadores.

Na próxima semana não teremos jogo, será a nossa jornada de folga nesta série de 9 equipas.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

5ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 81 / AJES Estremoz - 40

Parciais: 17-8 ; 23-11 (40-19) ; 13-10 (53-29) ; 28-11 (81-40)

Comecemos por realçar o excelente comportamento dos nossos adversários. Em campo não foram "simpáticos" (nem faria sentido que o fossem) e lutaram muito pelo melhor resultado possível mas foram duma correcção exemplar. Excelente exemplo de desportivismo!

Do nosso lado... jogámos quase sempre bem e justificámos a vitória.

As contrariedades que tivemos de superar foram um trampolim para uma excelente atitude de TODOS, durante todo o jogo.

Deste modo, a avaliação mais justa é de que teremos feito o melhor jogo neste Torneio, até ao momento.

domingo, 18 de abril de 2010

5ª Jornada da série B3

SIMECQ-B - 37 / Moscavde-B - 39

Parciais: 12-10 ; 9-4 (21-14) ; 4-15 (25-29) ; 12-10 (37-39)

Não gostamos de perder, não é para isso que treinamos com afinco, mas esta derrota foi muito útil para a nossa rapaziada.

Com as vitórias, mais ou menos difíceis, vínhamos aumentando os nossos índices de confiança - o que é bom - mas também vínhamos perdendo humildade, que é um ingrediente fundamental para quem pratica basquetebol!

Parabéns à rapaziada de Moscavide.

domingo, 28 de março de 2010

4ª Jornada da série B3

Odivelas B.C. - 59 / SIMECQ-B - 67

Parciais: 6-24 ; 15-10 (21-34) ; 17-18 (38-52) ; 21-15 (59-67)

Já havíamos perdido 2 vezes com esta equipa, que é muito forte fisicamente e que dificulta muito as nossas transições defesa-ataque e por isso começámos com muita concentração, calmos nas decisões no ataque, esforçados nas tarefas defensivas e com enorme vontade de vencer. Como consequência obtivemos uma excelente vantagem no 1º período que conseguimos "gerir" até ao fim do 3º período, sempre com vantagens acima dos 10 pontos.

No início do 4º período, o nosso adversário mostrou que conhecia bem as suas as tabelas e com 3 triplos e alguns contra-ataques no aproveitamento da sua boa pressão defensiva (e nervosismo nosso, que implicava perdas de bola sem lançamento) chegou ao empate.

Felizmente, no final, voltámos a usar mais a cabeça do que o coração e voltámos a conseguir uma vantagem que confirmou a regra de fazermos melhores jogos contra os adversários mais fortes.

A equipa demonstrou que vale a pena ter ambição e querer resultados, para adicionar a boas exibições. E ficou também demonstrado que TODOS têm espaço para contribuir para o sucesso da equipa.

Não poderíamos terminar sem abordar 2 assuntos associados a este jogo:
  • Este foi o 5º jogo em que defrontámos esta equipa nesta época (os 2 primeiros jogos com os A e os restantes com os mais novos) e ainda não tivemos direito a nenhuma nomeação de árbitros; não está em causa a qualidade e isenção dos pais que têm desempenhado essa tarefa - Nuno Galvão, Rui Gonçalves e Luís Pereira - e a quem endereçamos o nosso agradecimento;
    Mas como é possível que ainda não tenhamos tido direito a nomeação de árbitros...
  • Não conhecemos em profundidade o projecto deste novo clube, o Odivelas Basket Clube, mas a sucessão de jogos que temos feito com eles (e na época passada com o seu antecessor, Associação Quinta do Mendes), obriga-nos a reconhecer a qualidade humana das suas gentes e o seu desportivismo exemplar, são dos que sabem perder e sabem ganhar;
    Desejamos que assim continuem para bem do nosso basquetebol, seguindo a regra de que se pode fazer FORMAÇÃO desportiva e humana em harmonia! E desejamos também que este projecto possa ter continuidade, seguindo o exemplo da nossa SIMECQ que este ano faz 130 anos de vida...

sábado, 27 de março de 2010

4ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo) - Adiado

O jogo de hoje com o Belenenses foi adiado, por acordo entre as 2 equipas, por não terem sido nomeados juizes.

domingo, 21 de março de 2010

3ª Jornada da série B3

Maria Pia - 42 / SIMECQ-B - 53

Parciais: 11-10 ; 8-7 (19-17) ; 16-24 (35-41) ; 7-12 (42-53)

Vamos aproveitar o que aconteceu neste jogo e nos 2 anteriores desta 3ª fase do Distrital para fazer um "aviso à navegação".

Neste escalão (e nos seguintes) quem tem menos talento tem que trabalhar mais para progredir mais e quem já é dotado tem que trabalhar mais para beneficiar sempre dos seus talentos.

A que propósito é que vem agora este aviso? É que, mais uma vez, notámos alguma sobranceria nos mais aptos e alguma dificuldade dos restantes em "dar o passo em frente", isto é, em substituirem os seus companheiros com a qualidade competitiva que está ao seu alcance.

Vejam que estranho:

  • tivemos enormes dificuldades em vencer o jogo de hoje, tal como tivemos em vencer as OSJ - em ambos os casos tivemos mesmo fases em que jogámos muito mal;
  • contra o Queluz-B, equipa claramente mais forte que os outros 2 adversários, dominámos sempre o jogo - tivemos mesmo fases de muita qualidade;
  • hoje, durante a 1ª parte, nenhuma combinação de jogadores fez a equipa jogar bem;
  • hoje, durante a 2ª parte, qualquer das combinações da equipa foi muito superior ao adversário... e eram os mesmos jogadores!

Precisamos que TODOS percebam que jogar basquetebol não é fazer números artísticos mas saber competir, sendo eficaz atingindo as suas metas e sendo eficiente conseguindo-o da melhor forma possível.

sábado, 20 de março de 2010

3ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 89 /Assoc. Mor. Bairro Bacêlo - 47

Parciais: 17-9 ; 14-16 (31-25) ; 30-16 (61-41) ; 28-6 (89-47)

O Bacêlo (equipa de Évora) vinha duma moralizadora vitória sobre o Montijo e criou-nos muitas dificuldades, porque na 1ª parte aproveitou praticamente todos os erros que cometemos e esteve sempre muito perto no marcador.

Além do mérito do adversário, estivemos neste jogo menos bem do que habitualmente, em termos defensivos.

No entanto, como temos muito mais soluções do que a equipa alentejana, foi-nos possível fazer uma 2ª parte de muito bom nível e terminámos com um resultado que é enganador... porque parece indicar mais facilidades do que realmente existiram.

Duas notas finais:
  • uma de muito agrado, porque tivemos Árbitros e oficiais de mesa;
  • outra de lamento, pela lesão do nosso capitão Zé Pedro Lopes no 1º período (após boa penetração, converteu um lançamento na passada mas caíu sobre um pé dum adversário e fez um entorse), a quem desejamos rápidas melhoras.

domingo, 14 de março de 2010

2ª Jornada da série B3

SIMECQ-B - 61 / C.A.Queluz-B - 45

Parciais: 13-4 ; 22-15 (35-19) ; 12-11 (47-30) ; 14-15 (61-45)

A equipa estava avisada que se jogasse ao nível do jogo anterior nas Oficinas seria facilmente derrotada, porque o adversário é consideravelmente mais forte do ponto de vista físico e tem tradição ao nível da formação. Sendo assim começámos CONCENTRADOS e COM ALEGRIA (porque jogar basquetebol não é "brincar", mas se gostamos tanto de jogar basquetebol, não pode ser um "frete" nem um "pesadelo").

Foi muito importante começar bem e depois, ao longo do jogo, cometemos poucos erros, trabalhámos muitíssimo e tivemos muita vontade de vencer. Foi assim uma vitória merecida.

Mas este resultado foi apenas isso: uma vitória. Há muito ainda que melhorar porque perante adversários mais fortes ainda temos que errar menos e ainda temos que ter mais soluções para os desafios que nos colocarem.

Terminamos agradecendo a disponibilidade do árbitro e dos oficiais de mesa que aceitaram ajudar à realização do jogo. Mais uma vêz não tivemos juizes nomeados...