sábado, 8 de maio de 2010

8ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 76 / CAB Grândola - 36

Parciais: 18-11 ; 16-9 (34-20) ; 15-14 (49-34) ; 27-2 (76-36)

Demorámos 30m a perceber como jogar contra um adversário que está muito dependente do talento de 2 jogadores...

Mas a imagem que deixámos no último período foi muito positiva e deixa-nos mais confiantes para os 2 últimos jogos desta série.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

7ª Jornada da série B3

Queluz-B - 61 / SIMECQ-B - 64

Parciais: 18-21 ; 11-13 (29-34) ; 14-18 (43-52) ; 18-12 (61-64)

{1ª volta: vitória em casa por 61-45}

quinta-feira, 29 de abril de 2010

6ª Jornada da série B3

SIMECQ - 95 / Salesianos O.S.J - 45

Parciais: 27-5 ; 9-18 (36-23) ; 30-9 (66-32) ; 29-13 (95-45)

{1ª volta: vitória fora por 57-51}

Começámos bem mas na fase final do 2º período tivemos uma péssima atitude que se reflectiu em 0-10...

Voltando à normalidade, fizemos uma boa 2ª parte, espelhando a diferença entre as equipas.

domingo, 25 de abril de 2010

6ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

Montijo Basket - 44 / SIMECQ - 79

Parciais: 9-20 ; 17-28 (26-48) ; 7-17 (33-65) ; 11-14 (44-79)

Desde o início do jogo que mostrámos muita vontade de vencer e tivemos capacidade de nos adaptar às dificuldades que foram aparecendo. Apenas no início do 2º período tivemos algum deslumbramento, rapidamente corrigido e no final do jogo continuámos a defender bem mas no ataque já fomos menos esclarecidos.

A maior qualidade demonstrada foi o colectivismo. A aparente facilidade com que nos distanciámos no marcador deve ser explicada exactamente pela grande entre-ajuda de todos os jogadores.

Na próxima semana não teremos jogo, será a nossa jornada de folga nesta série de 9 equipas.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

5ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 81 / AJES Estremoz - 40

Parciais: 17-8 ; 23-11 (40-19) ; 13-10 (53-29) ; 28-11 (81-40)

Comecemos por realçar o excelente comportamento dos nossos adversários. Em campo não foram "simpáticos" (nem faria sentido que o fossem) e lutaram muito pelo melhor resultado possível mas foram duma correcção exemplar. Excelente exemplo de desportivismo!

Do nosso lado... jogámos quase sempre bem e justificámos a vitória.

As contrariedades que tivemos de superar foram um trampolim para uma excelente atitude de TODOS, durante todo o jogo.

Deste modo, a avaliação mais justa é de que teremos feito o melhor jogo neste Torneio, até ao momento.

domingo, 18 de abril de 2010

5ª Jornada da série B3

SIMECQ-B - 37 / Moscavde-B - 39

Parciais: 12-10 ; 9-4 (21-14) ; 4-15 (25-29) ; 12-10 (37-39)

Não gostamos de perder, não é para isso que treinamos com afinco, mas esta derrota foi muito útil para a nossa rapaziada.

Com as vitórias, mais ou menos difíceis, vínhamos aumentando os nossos índices de confiança - o que é bom - mas também vínhamos perdendo humildade, que é um ingrediente fundamental para quem pratica basquetebol!

Parabéns à rapaziada de Moscavide.

domingo, 28 de março de 2010

4ª Jornada da série B3

Odivelas B.C. - 59 / SIMECQ-B - 67

Parciais: 6-24 ; 15-10 (21-34) ; 17-18 (38-52) ; 21-15 (59-67)

Já havíamos perdido 2 vezes com esta equipa, que é muito forte fisicamente e que dificulta muito as nossas transições defesa-ataque e por isso começámos com muita concentração, calmos nas decisões no ataque, esforçados nas tarefas defensivas e com enorme vontade de vencer. Como consequência obtivemos uma excelente vantagem no 1º período que conseguimos "gerir" até ao fim do 3º período, sempre com vantagens acima dos 10 pontos.

No início do 4º período, o nosso adversário mostrou que conhecia bem as suas as tabelas e com 3 triplos e alguns contra-ataques no aproveitamento da sua boa pressão defensiva (e nervosismo nosso, que implicava perdas de bola sem lançamento) chegou ao empate.

Felizmente, no final, voltámos a usar mais a cabeça do que o coração e voltámos a conseguir uma vantagem que confirmou a regra de fazermos melhores jogos contra os adversários mais fortes.

A equipa demonstrou que vale a pena ter ambição e querer resultados, para adicionar a boas exibições. E ficou também demonstrado que TODOS têm espaço para contribuir para o sucesso da equipa.

Não poderíamos terminar sem abordar 2 assuntos associados a este jogo:
  • Este foi o 5º jogo em que defrontámos esta equipa nesta época (os 2 primeiros jogos com os A e os restantes com os mais novos) e ainda não tivemos direito a nenhuma nomeação de árbitros; não está em causa a qualidade e isenção dos pais que têm desempenhado essa tarefa - Nuno Galvão, Rui Gonçalves e Luís Pereira - e a quem endereçamos o nosso agradecimento;
    Mas como é possível que ainda não tenhamos tido direito a nomeação de árbitros...
  • Não conhecemos em profundidade o projecto deste novo clube, o Odivelas Basket Clube, mas a sucessão de jogos que temos feito com eles (e na época passada com o seu antecessor, Associação Quinta do Mendes), obriga-nos a reconhecer a qualidade humana das suas gentes e o seu desportivismo exemplar, são dos que sabem perder e sabem ganhar;
    Desejamos que assim continuem para bem do nosso basquetebol, seguindo a regra de que se pode fazer FORMAÇÃO desportiva e humana em harmonia! E desejamos também que este projecto possa ter continuidade, seguindo o exemplo da nossa SIMECQ que este ano faz 130 anos de vida...