domingo, 25 de abril de 2010

6ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

Montijo Basket - 44 / SIMECQ - 79

Parciais: 9-20 ; 17-28 (26-48) ; 7-17 (33-65) ; 11-14 (44-79)

Desde o início do jogo que mostrámos muita vontade de vencer e tivemos capacidade de nos adaptar às dificuldades que foram aparecendo. Apenas no início do 2º período tivemos algum deslumbramento, rapidamente corrigido e no final do jogo continuámos a defender bem mas no ataque já fomos menos esclarecidos.

A maior qualidade demonstrada foi o colectivismo. A aparente facilidade com que nos distanciámos no marcador deve ser explicada exactamente pela grande entre-ajuda de todos os jogadores.

Na próxima semana não teremos jogo, será a nossa jornada de folga nesta série de 9 equipas.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

5ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 81 / AJES Estremoz - 40

Parciais: 17-8 ; 23-11 (40-19) ; 13-10 (53-29) ; 28-11 (81-40)

Comecemos por realçar o excelente comportamento dos nossos adversários. Em campo não foram "simpáticos" (nem faria sentido que o fossem) e lutaram muito pelo melhor resultado possível mas foram duma correcção exemplar. Excelente exemplo de desportivismo!

Do nosso lado... jogámos quase sempre bem e justificámos a vitória.

As contrariedades que tivemos de superar foram um trampolim para uma excelente atitude de TODOS, durante todo o jogo.

Deste modo, a avaliação mais justa é de que teremos feito o melhor jogo neste Torneio, até ao momento.

domingo, 18 de abril de 2010

5ª Jornada da série B3

SIMECQ-B - 37 / Moscavde-B - 39

Parciais: 12-10 ; 9-4 (21-14) ; 4-15 (25-29) ; 12-10 (37-39)

Não gostamos de perder, não é para isso que treinamos com afinco, mas esta derrota foi muito útil para a nossa rapaziada.

Com as vitórias, mais ou menos difíceis, vínhamos aumentando os nossos índices de confiança - o que é bom - mas também vínhamos perdendo humildade, que é um ingrediente fundamental para quem pratica basquetebol!

Parabéns à rapaziada de Moscavide.

domingo, 28 de março de 2010

4ª Jornada da série B3

Odivelas B.C. - 59 / SIMECQ-B - 67

Parciais: 6-24 ; 15-10 (21-34) ; 17-18 (38-52) ; 21-15 (59-67)

Já havíamos perdido 2 vezes com esta equipa, que é muito forte fisicamente e que dificulta muito as nossas transições defesa-ataque e por isso começámos com muita concentração, calmos nas decisões no ataque, esforçados nas tarefas defensivas e com enorme vontade de vencer. Como consequência obtivemos uma excelente vantagem no 1º período que conseguimos "gerir" até ao fim do 3º período, sempre com vantagens acima dos 10 pontos.

No início do 4º período, o nosso adversário mostrou que conhecia bem as suas as tabelas e com 3 triplos e alguns contra-ataques no aproveitamento da sua boa pressão defensiva (e nervosismo nosso, que implicava perdas de bola sem lançamento) chegou ao empate.

Felizmente, no final, voltámos a usar mais a cabeça do que o coração e voltámos a conseguir uma vantagem que confirmou a regra de fazermos melhores jogos contra os adversários mais fortes.

A equipa demonstrou que vale a pena ter ambição e querer resultados, para adicionar a boas exibições. E ficou também demonstrado que TODOS têm espaço para contribuir para o sucesso da equipa.

Não poderíamos terminar sem abordar 2 assuntos associados a este jogo:
  • Este foi o 5º jogo em que defrontámos esta equipa nesta época (os 2 primeiros jogos com os A e os restantes com os mais novos) e ainda não tivemos direito a nenhuma nomeação de árbitros; não está em causa a qualidade e isenção dos pais que têm desempenhado essa tarefa - Nuno Galvão, Rui Gonçalves e Luís Pereira - e a quem endereçamos o nosso agradecimento;
    Mas como é possível que ainda não tenhamos tido direito a nomeação de árbitros...
  • Não conhecemos em profundidade o projecto deste novo clube, o Odivelas Basket Clube, mas a sucessão de jogos que temos feito com eles (e na época passada com o seu antecessor, Associação Quinta do Mendes), obriga-nos a reconhecer a qualidade humana das suas gentes e o seu desportivismo exemplar, são dos que sabem perder e sabem ganhar;
    Desejamos que assim continuem para bem do nosso basquetebol, seguindo a regra de que se pode fazer FORMAÇÃO desportiva e humana em harmonia! E desejamos também que este projecto possa ter continuidade, seguindo o exemplo da nossa SIMECQ que este ano faz 130 anos de vida...

sábado, 27 de março de 2010

4ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo) - Adiado

O jogo de hoje com o Belenenses foi adiado, por acordo entre as 2 equipas, por não terem sido nomeados juizes.

domingo, 21 de março de 2010

3ª Jornada da série B3

Maria Pia - 42 / SIMECQ-B - 53

Parciais: 11-10 ; 8-7 (19-17) ; 16-24 (35-41) ; 7-12 (42-53)

Vamos aproveitar o que aconteceu neste jogo e nos 2 anteriores desta 3ª fase do Distrital para fazer um "aviso à navegação".

Neste escalão (e nos seguintes) quem tem menos talento tem que trabalhar mais para progredir mais e quem já é dotado tem que trabalhar mais para beneficiar sempre dos seus talentos.

A que propósito é que vem agora este aviso? É que, mais uma vez, notámos alguma sobranceria nos mais aptos e alguma dificuldade dos restantes em "dar o passo em frente", isto é, em substituirem os seus companheiros com a qualidade competitiva que está ao seu alcance.

Vejam que estranho:

  • tivemos enormes dificuldades em vencer o jogo de hoje, tal como tivemos em vencer as OSJ - em ambos os casos tivemos mesmo fases em que jogámos muito mal;
  • contra o Queluz-B, equipa claramente mais forte que os outros 2 adversários, dominámos sempre o jogo - tivemos mesmo fases de muita qualidade;
  • hoje, durante a 1ª parte, nenhuma combinação de jogadores fez a equipa jogar bem;
  • hoje, durante a 2ª parte, qualquer das combinações da equipa foi muito superior ao adversário... e eram os mesmos jogadores!

Precisamos que TODOS percebam que jogar basquetebol não é fazer números artísticos mas saber competir, sendo eficaz atingindo as suas metas e sendo eficiente conseguindo-o da melhor forma possível.

sábado, 20 de março de 2010

3ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 89 /Assoc. Mor. Bairro Bacêlo - 47

Parciais: 17-9 ; 14-16 (31-25) ; 30-16 (61-41) ; 28-6 (89-47)

O Bacêlo (equipa de Évora) vinha duma moralizadora vitória sobre o Montijo e criou-nos muitas dificuldades, porque na 1ª parte aproveitou praticamente todos os erros que cometemos e esteve sempre muito perto no marcador.

Além do mérito do adversário, estivemos neste jogo menos bem do que habitualmente, em termos defensivos.

No entanto, como temos muito mais soluções do que a equipa alentejana, foi-nos possível fazer uma 2ª parte de muito bom nível e terminámos com um resultado que é enganador... porque parece indicar mais facilidades do que realmente existiram.

Duas notas finais:
  • uma de muito agrado, porque tivemos Árbitros e oficiais de mesa;
  • outra de lamento, pela lesão do nosso capitão Zé Pedro Lopes no 1º período (após boa penetração, converteu um lançamento na passada mas caíu sobre um pé dum adversário e fez um entorse), a quem desejamos rápidas melhoras.