domingo, 14 de março de 2010

2ª Jornada da série B3

SIMECQ-B - 61 / C.A.Queluz-B - 45

Parciais: 13-4 ; 22-15 (35-19) ; 12-11 (47-30) ; 14-15 (61-45)

A equipa estava avisada que se jogasse ao nível do jogo anterior nas Oficinas seria facilmente derrotada, porque o adversário é consideravelmente mais forte do ponto de vista físico e tem tradição ao nível da formação. Sendo assim começámos CONCENTRADOS e COM ALEGRIA (porque jogar basquetebol não é "brincar", mas se gostamos tanto de jogar basquetebol, não pode ser um "frete" nem um "pesadelo").

Foi muito importante começar bem e depois, ao longo do jogo, cometemos poucos erros, trabalhámos muitíssimo e tivemos muita vontade de vencer. Foi assim uma vitória merecida.

Mas este resultado foi apenas isso: uma vitória. Há muito ainda que melhorar porque perante adversários mais fortes ainda temos que errar menos e ainda temos que ter mais soluções para os desafios que nos colocarem.

Terminamos agradecendo a disponibilidade do árbitro e dos oficiais de mesa que aceitaram ajudar à realização do jogo. Mais uma vêz não tivemos juizes nomeados...

sábado, 13 de março de 2010

2ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

Eléctrico F. C. (Ponte de Sor) - 41 / SIMECQ - 72

Parciais: 7-5 ; 11-15 (18-20) ; 11-24 (29-44) ; 12-28 (41-72)

Vamos aproveitar a oportunidade de AGRADECER, porque fizemos, até ao momento, a mais longa deslocação para um jogo oficial desta geração:
  • à Associação de Basquetebol de Santarém que organiza este TORNEIO e que criou excelentes condições para este jogo: árbitros e oficiais de mesa a quem agradecemos igualmente;
  • ao Eléctrico, que nos recebeu de forma adequada ao espírito desportivo;
  • às jovens Sub-14 do Sp. Marinhense, que fizeram uma agradável claque de apoio à nossa equipa na 1ª parte
  • aos pais (inclui obviamente as mães), aos que estão sempre presentes e aos que de qualquer forma nos apoiam, porque a formação desportiva é apenas uma parcela da FORMAÇÃO GLOBAL; os pais deste GRUPO têm demonstrado esse entendimento;
  • e, "last but not the least", agradecemos ao João Paulo Fonseca que tem sido o Seccionista que qualquer treinador deseja ter.

Vamos ao jogo:

  • Chegámos tarde ao jogo
    (não se preocupem os nossos amigos que ficaram em Lisboa, fisicamente chegámos a horas... as cabeças dos jogadores é que vieram mais tarde, para aí com uma hora de atrazo)
    marcámos o primeiro cesto quando faltavam 4m para acabar o 1º período e já perdíamos por 0-5;
  • Temos um pantel com profundidade
    (é habitual os treinadores, quando os jogos estão a correr mal, olharem para o banco e... não encontrarem soluções; neste jogo foi do banco que veio o "clique" de quem dá energia e esclarecimento a um grupo que estava muito mole);
  • Fizemos uma excelente 2ª parte
    (já tinhamos chegado a Ponte de Sor... as cabeças pelo menos já lá estavam);
  • No 4º período acabámos distribuindo 40m por 11 jogadores (mantivemos propositadamente 1 jogador durante os 10m), fazendo com que TODOS partilhassem o prazer de participar nesta vitória, ganhando o período por 16 pontos.

domingo, 7 de março de 2010

1ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 76 / Náutico de Abrantes - 42

Parciais: 18-4 ; 16-12 (34-16) ; 28-9 (62-25) ; 14-17 (76-42)

A estreia dos nossos jogadores numa competição inter-associações fica para recordar com agrado porque houve muitas razões para tal.

Mas antes dos aspectos positivos devemos realçar a pergunta que se impõe:
*****
Nem para esta competição a ABL tem condições de nomear árbitros?

*****

Ficam novamente os agradecimentos a quem nos ajudou a arbitrar e na mesa.

Mas felizmente que há muito de positivo a referir:
  • Comecemos pela equipa do Náutico de Abrantes;
    Quer pelo comportamento exemplar, quer pela capacidade de lutar pelo melhor resultado possível, quer ainda por alguns pormenores de qualidade que exibiram, ficaram com muito boa imagem na Cruz-Quebrada!
  • Continuemos pela concentração exibida desde o 1º segundo de jogo;
    A vitória foi conseguida ao longo de todo o jogo, mas foi o início que demonstrou que queríamos mostrar no campo que éramos melhores
  • Passemos pelo 3º período;
    Nove dos Onze jogadores convocados fizeram neste período uma exibição muito boa o que demonstra a "profundidade" no nosso plantel
  • Terminemos com uma referência a quem não esteve presente;
    Somos um GRUPO que vale pelo seu todo, e o nível que exibimos em jogo deve-se ao trabalho que fazemos TODOS pelo que as vitórias (e as derrotas) são de TODOS

1ª Jornada da série B3

Salesianos O.S.J. - 51 / SIMECQ - 57

Parciais: 15-16 ; 12-15 (27-31) ; 15-14 (42-45) ; 9-12 (51-57)

Começámos mal esta 3ª fase do Distrital de Sub-16:
  • As OSJ tiveram a preocupação de marcar 2 jogos seguidos, de sub-18 e sub-16... mas nem assim houve árbitros nomeados;
    *****
    PORQUE É QUE HÁ TANTOS JOGOS SEM ÁRBITROS NOMEADOS?
    *****

    Só nos resta agradecer aos 2 Juniores das OSJ que ajudaram nesta tarefa de arbitrar e aos voluntários que estiveram na mesa.
  • Os nossos mais novos estiveram a léguas do nível que já demonstraram;
    *****
    QUEM TEM MENOS TALENTO DEVE ESFORÇAR-SE MAIS, QUEM TEM MENOS EXPERIÊNCIA DEVE CONCENTRAR-SE MAIS E QUEM TEM TALENTO E EXPERIÊNCIA DEVE MOSTRÁ-LO SEMPRE!
    *****
    Nem vale a pena perder tempo a referir os que, estando de corpo no jogo, estavam de cabeça na lua... vale a pena alertar para os que ficam satisfeitos quando fazem "qualquer coisinha" de bom mas não conseguem ser auto-exigentes e não se preocupam com as sucessivas asneiras que fazem.
    Creio que o Treinador das OSJ pensa o mesmo relativamente ao desempenho dos seus jogadores neste jogo, só que para ele nem o consolo da vitória houve!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

ABL - XXII Camp. Distrital de Sub-16 Masc - Fase 3

De 7-Março até 23-Maio, 10 Jogos na Série B3 (classifica para o 15º lugar):


9ª Jornada da série D2

SIMECQ - 74 / Alenquer - 40

Parciais: 16-5 ; 18-13 (34-18) ; 15-14 (49-32) ; 25-8 (74-40)

{1ª volta: Vitória em Alenquer por 52-48}

Concluímos esta 2ª Fase (1ª para a equipa B) em 4º lugar, com igual número de vitórias e derrotas, 5.

É um saldo positivo que merece 3 realces:
  • na 2ª volta apenas perdemos 2 jogos, fora, contra o CIBA e o Odivelas, por 1 e 2 pontos respectivamente;
  • todos os 5 resultados da 2ª volta foram melhores do que os da 1ª volta
  • fomos a unica equipa a vencer o Benfica-B, vencedor desta série.
A evolução da equipa está a ser acompanhada por equivalente evolução da maioria dos jogadores, quer nesta equipa, quer na colaboração na equipa A. Este era o principal objectivo pelo que estamos satisfeitos. No entanto convem recordar aos nossos jovens que o "degrau" que já subiram é muito pequeno e que há muito ainda para melhorar. Existe margem de progressão mas não vai ser fácil o caminho!

Mas a outra face existe, nem tudo foram rosas.

Estamos muito desapontados com a falta de nomeção de árbitros. Na 1ª volta apenas tivemos árbitros com o Estoril-B e com o CIBA. Na 2ª volta apenas tivemos árbitros contra o Benfica. Ou seja: em 7 jogos tivemos que "fazer de conta" (aproveitamos para agradecer a quem colaborou neste papel e devemos até elogiar alguns desempenhos).

O papel dos árbitros é fundamental no processo de formação de jogadores. A nossa modalidade merece que os jogos sob a responsabilidade da ABL tenham todas as condições regulamentares!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Torneio Vale do Tejo

Ficámos na série A e teremos como adversários (com as datas indicativas):

Da Associação de Setúbal:
  • Clube Amigos do Basquetebol de Grândola
    9/5 em casa
  • Clube Desportivo Pinhalnovense
    16/5 fora
  • Montijo Basket Associação
    25/4 fora

Do Alentejo:

  • Associação Juvenil de Estremoz
    18/4 em casa
  • Associação de Moradores do Bairro do Bacelo (Évora)
    21/3 em casa

De Santarém:

  • Clube Náutico de Abrantes
    7/3 em casa
  • Eléctrico Futebol Clube (Ponte de Sor, distrito de Portalegre)
    14/3 fora

De Lisboa

  • Clube Futebol "Os Belenenses"
    28/3 fora

Quem vencer esta série defrontará na final o 1º da série B para determinar o vencedor desta competição.