sábado, 13 de março de 2010

2ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

Eléctrico F. C. (Ponte de Sor) - 41 / SIMECQ - 72

Parciais: 7-5 ; 11-15 (18-20) ; 11-24 (29-44) ; 12-28 (41-72)

Vamos aproveitar a oportunidade de AGRADECER, porque fizemos, até ao momento, a mais longa deslocação para um jogo oficial desta geração:
  • à Associação de Basquetebol de Santarém que organiza este TORNEIO e que criou excelentes condições para este jogo: árbitros e oficiais de mesa a quem agradecemos igualmente;
  • ao Eléctrico, que nos recebeu de forma adequada ao espírito desportivo;
  • às jovens Sub-14 do Sp. Marinhense, que fizeram uma agradável claque de apoio à nossa equipa na 1ª parte
  • aos pais (inclui obviamente as mães), aos que estão sempre presentes e aos que de qualquer forma nos apoiam, porque a formação desportiva é apenas uma parcela da FORMAÇÃO GLOBAL; os pais deste GRUPO têm demonstrado esse entendimento;
  • e, "last but not the least", agradecemos ao João Paulo Fonseca que tem sido o Seccionista que qualquer treinador deseja ter.

Vamos ao jogo:

  • Chegámos tarde ao jogo
    (não se preocupem os nossos amigos que ficaram em Lisboa, fisicamente chegámos a horas... as cabeças dos jogadores é que vieram mais tarde, para aí com uma hora de atrazo)
    marcámos o primeiro cesto quando faltavam 4m para acabar o 1º período e já perdíamos por 0-5;
  • Temos um pantel com profundidade
    (é habitual os treinadores, quando os jogos estão a correr mal, olharem para o banco e... não encontrarem soluções; neste jogo foi do banco que veio o "clique" de quem dá energia e esclarecimento a um grupo que estava muito mole);
  • Fizemos uma excelente 2ª parte
    (já tinhamos chegado a Ponte de Sor... as cabeças pelo menos já lá estavam);
  • No 4º período acabámos distribuindo 40m por 11 jogadores (mantivemos propositadamente 1 jogador durante os 10m), fazendo com que TODOS partilhassem o prazer de participar nesta vitória, ganhando o período por 16 pontos.

domingo, 7 de março de 2010

1ª Jornada da série A (Torneio Vale do Tejo)

SIMECQ - 76 / Náutico de Abrantes - 42

Parciais: 18-4 ; 16-12 (34-16) ; 28-9 (62-25) ; 14-17 (76-42)

A estreia dos nossos jogadores numa competição inter-associações fica para recordar com agrado porque houve muitas razões para tal.

Mas antes dos aspectos positivos devemos realçar a pergunta que se impõe:
*****
Nem para esta competição a ABL tem condições de nomear árbitros?

*****

Ficam novamente os agradecimentos a quem nos ajudou a arbitrar e na mesa.

Mas felizmente que há muito de positivo a referir:
  • Comecemos pela equipa do Náutico de Abrantes;
    Quer pelo comportamento exemplar, quer pela capacidade de lutar pelo melhor resultado possível, quer ainda por alguns pormenores de qualidade que exibiram, ficaram com muito boa imagem na Cruz-Quebrada!
  • Continuemos pela concentração exibida desde o 1º segundo de jogo;
    A vitória foi conseguida ao longo de todo o jogo, mas foi o início que demonstrou que queríamos mostrar no campo que éramos melhores
  • Passemos pelo 3º período;
    Nove dos Onze jogadores convocados fizeram neste período uma exibição muito boa o que demonstra a "profundidade" no nosso plantel
  • Terminemos com uma referência a quem não esteve presente;
    Somos um GRUPO que vale pelo seu todo, e o nível que exibimos em jogo deve-se ao trabalho que fazemos TODOS pelo que as vitórias (e as derrotas) são de TODOS

1ª Jornada da série B3

Salesianos O.S.J. - 51 / SIMECQ - 57

Parciais: 15-16 ; 12-15 (27-31) ; 15-14 (42-45) ; 9-12 (51-57)

Começámos mal esta 3ª fase do Distrital de Sub-16:
  • As OSJ tiveram a preocupação de marcar 2 jogos seguidos, de sub-18 e sub-16... mas nem assim houve árbitros nomeados;
    *****
    PORQUE É QUE HÁ TANTOS JOGOS SEM ÁRBITROS NOMEADOS?
    *****

    Só nos resta agradecer aos 2 Juniores das OSJ que ajudaram nesta tarefa de arbitrar e aos voluntários que estiveram na mesa.
  • Os nossos mais novos estiveram a léguas do nível que já demonstraram;
    *****
    QUEM TEM MENOS TALENTO DEVE ESFORÇAR-SE MAIS, QUEM TEM MENOS EXPERIÊNCIA DEVE CONCENTRAR-SE MAIS E QUEM TEM TALENTO E EXPERIÊNCIA DEVE MOSTRÁ-LO SEMPRE!
    *****
    Nem vale a pena perder tempo a referir os que, estando de corpo no jogo, estavam de cabeça na lua... vale a pena alertar para os que ficam satisfeitos quando fazem "qualquer coisinha" de bom mas não conseguem ser auto-exigentes e não se preocupam com as sucessivas asneiras que fazem.
    Creio que o Treinador das OSJ pensa o mesmo relativamente ao desempenho dos seus jogadores neste jogo, só que para ele nem o consolo da vitória houve!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

ABL - XXII Camp. Distrital de Sub-16 Masc - Fase 3

De 7-Março até 23-Maio, 10 Jogos na Série B3 (classifica para o 15º lugar):


9ª Jornada da série D2

SIMECQ - 74 / Alenquer - 40

Parciais: 16-5 ; 18-13 (34-18) ; 15-14 (49-32) ; 25-8 (74-40)

{1ª volta: Vitória em Alenquer por 52-48}

Concluímos esta 2ª Fase (1ª para a equipa B) em 4º lugar, com igual número de vitórias e derrotas, 5.

É um saldo positivo que merece 3 realces:
  • na 2ª volta apenas perdemos 2 jogos, fora, contra o CIBA e o Odivelas, por 1 e 2 pontos respectivamente;
  • todos os 5 resultados da 2ª volta foram melhores do que os da 1ª volta
  • fomos a unica equipa a vencer o Benfica-B, vencedor desta série.
A evolução da equipa está a ser acompanhada por equivalente evolução da maioria dos jogadores, quer nesta equipa, quer na colaboração na equipa A. Este era o principal objectivo pelo que estamos satisfeitos. No entanto convem recordar aos nossos jovens que o "degrau" que já subiram é muito pequeno e que há muito ainda para melhorar. Existe margem de progressão mas não vai ser fácil o caminho!

Mas a outra face existe, nem tudo foram rosas.

Estamos muito desapontados com a falta de nomeção de árbitros. Na 1ª volta apenas tivemos árbitros com o Estoril-B e com o CIBA. Na 2ª volta apenas tivemos árbitros contra o Benfica. Ou seja: em 7 jogos tivemos que "fazer de conta" (aproveitamos para agradecer a quem colaborou neste papel e devemos até elogiar alguns desempenhos).

O papel dos árbitros é fundamental no processo de formação de jogadores. A nossa modalidade merece que os jogos sob a responsabilidade da ABL tenham todas as condições regulamentares!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Torneio Vale do Tejo

Ficámos na série A e teremos como adversários (com as datas indicativas):

Da Associação de Setúbal:
  • Clube Amigos do Basquetebol de Grândola
    9/5 em casa
  • Clube Desportivo Pinhalnovense
    16/5 fora
  • Montijo Basket Associação
    25/4 fora

Do Alentejo:

  • Associação Juvenil de Estremoz
    18/4 em casa
  • Associação de Moradores do Bairro do Bacelo (Évora)
    21/3 em casa

De Santarém:

  • Clube Náutico de Abrantes
    7/3 em casa
  • Eléctrico Futebol Clube (Ponte de Sor, distrito de Portalegre)
    14/3 fora

De Lisboa

  • Clube Futebol "Os Belenenses"
    28/3 fora

Quem vencer esta série defrontará na final o 1º da série B para determinar o vencedor desta competição.

10ª Jornada da série D2

Odivelas - 51 / SIMECQ - 49

Parciais: 16-9 ; 17-16 (33-25) ; 11-11 (44-36) ; 7-13 (51-49)

{1ª volta: derrota em casa por 54-74}

Apesar de este jogo pertencer à 10ª jornada, ainda temos pendente o jogo da 9ª jornada contra o Alenquer para terminar esta fase.

Algumas frases do nosso treinador no final do jogo na "flash-interview" ao Diário de Odivelas são elucidativas:
  • falhámos muitas coisas fáceis
  • jogámos muito mal na 1ª parte
  • parabéns ao Odivelas
  • fica o "aperto" de sentir que poderíamos ter feito muito melhor

Na Amadora contra o CIBA tínhamos dominado o jogo e permitimos a reviravolta no final. Agora, estivemos sempre a perder, chegámos ao empate no último minuto mas não conseguimos a vitória. Temos que aprender a dar valor aos pormenores... deixar as "flores" e apostar na eficácia!

O jogo foi transmitido na Net em directo pelo Diário de Odivelas e pode ser revisto em http://www.diariodeodivelas.com/

O minuto final e as opiniões no final do jogo estão em: http://www.ustream.tv/recorded/4897266

domingo, 7 de fevereiro de 2010

14ª Jornada da série A2

SIMECQ - 56 / Belenenses - 64

Parciais: 6-23 ; 16-9 (22-32) ; 16-19 (38-51) ; 18-13 (56-64)

{1ª volta: derrota em Belém por 43-54}

O que a seguir afirmamos tem que ser precedido pelo reconhecimento da justiça e do mérito do Beleneneses na sua vitória.

Fizemos uma boa semana de treinos e dois bons jogos contra adversários muito superiores. Nesta época temos trabalhado tanto para que a nossa evolução seja consistente e depois, quando a demonstração desses progressos está ao nosso alcance, fazemos marcha-atrás!
Deixámos de ser rapazes para regredirmos ao tempo em que fomos meninos, com infantilidades inadmissíveis... até porque quando éramos meninos já nos comportávamos como rapazinhos.
Tantos lances, tantos minutos, tantos períodos, tantas partes a conseguirmos resistir e reagir contra as adversidades... roçando mesmo o brilhantismo em algumas fases, para chegar à última jornada e fazermos esta figura!
Que desilusão... que sabor amargo...

Fica um conselho:
As oportunidades, todas as oportunidades, são para aproveitar!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

13ª Jornada da série A2

Queluz - 67 / SIMECQ - 40

Parciais: 16-7 ; 29-9 (45-16) ; 15-17 (60-33) ; 7-7 (67-40)

{1ª volta: derrota em casa por 51-79}

Não conseguimos começar bem o jogo, mostrando muita apatia em termos defensivos e algumas dificuldades em escolher as melhores opções ofensivas. Para piorar estivemos quase 8 minutos "em branco" no 2º período.

Acordámos no final do 2º período, ganhámos o 3º, empatámos o 4º e, embora tenhamos perdido o jogo por uma diferença significativa, demonstrámos que os progressos se mantêm.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

11ª Jornada da série A2

Estoril-Basket - 69 / SIMECQ - 45

Parciais: 21-11 ; 13-10 (34-21) ; 16-17 (50-38) ; 19-7 (69-45)

{1ª volta: derrota em casa por 42-80}

Fizemos um bom 1º período, com resultado equilibrado, em que apenas na parte final permitimos o distânciamento para 10 pontos.
Nos 2 períodos seguintes nem conseguimos reduzir a diferença para valores inferiores nem permitimos o distanciamento para lá dos 13 pontos.
E assim foi até aos últimos 5 minutos em que já não foi possível resistir mais às contrariedades que foram ocorrendo e terminámos com um resultado demasiado pesado para a exibição produzida.
Num balanço global podemos concluir que fizemos um bom jogo e continuámos a mostrar que nos estamos a aproximar do nível dos mais fortes.

domingo, 31 de janeiro de 2010

8ª Jornada da série D2

CIBA - 52 / SIMECQ - 51

Parciais: 16-15 ; 12-21 (28-36) ; 8-5 (36-41) ; 16-10 (52-51)

{1ª volta: derrota em casa por 34-58}

Nesta série faltam 2 jogos e temos 4 vitórias e 4 derrotas.

Aproveitamos esta mensagem para fazer o balanço deste fim de semana que só não foi novamente 100% vitorioso devido ao cesto do CIBA no último segundo.

Comecemos pelo jogo de hoje:

  • Esta derrota tagencial é uma grande lição para todos nós... melhorámos muito desde o jogo da 1ª volta (fizemos mesmo um excelente 2º período em termos ofensivos) mas ainda temos muito trabalho pela frente. Humildade e vontade de corrigir os nossos erros é essencial para o nosso progresso.
  • O que é que isto quer dizer na prática? Quer dizer que devemos ser capazes de perceber o que fazemos "menos bem", ter vontade de corrigir essas "fragilidades" e ter a ambição de pretendermos ser melhores do que já somos.

Quanto ao jogo com o Algés...

  • Foi uma vitória justa e sofrida. Demorámos 3 períodos até colocarmos em campo as nossas qualidades mas fomos excelentes no último período.
  • Alertamos no entanto os nossos jogadores para a necessidade de sermos mais regulares ao longo de todo o jogo.
  • E agora que estamos quase a acabar esta fase fica demonstrado que faltava a esta equipa jogar a este nível para podermos ser mais competitivos.

Agora vem aí uma semana com 3 jogos na série A2.

sábado, 30 de janeiro de 2010

12ª Jornada da série A2

SIMECQ - 58 / Algés -52

Parciais: 13-16 ; 13-15 (26-31) ; 12-14 (38-45) ; 20-7 (58-52)

{1ª volta: vitória em Algés por 61-45}

Nesta série faltam-nos 3 jogos e temos 3 vitórias e 8 derrotas.

domingo, 24 de janeiro de 2010

SIMECQ - Basquetebol Feminino

Após o título distrital das Sub-14, tivemos 2 fins de semana de Final-4 em sub-16 e sub-19 em que conseguimos (a SIMECQ) o 3º e o 2º lugar, respectivamente, só há que dar:

MUITOS PARABÉNS

ao Basquetebol Feminino da nossa Sociedade!

PS. E nem vale a pena entrar no "planeta dos SEs" e falar dos jogos perdidos por 1, da derrota após prolongamento ou das lesões que afectaram algumas das nossas jogadoras... basta, a estas, desejar rápidas melhoras.

11ª Jornada da série A2 (Adiado)

Estoril-Basket - SIMECQ não se realizou por não haver árbitros.

O jogo desta jornada ficou marcado para o dia 3-Fevereiro às 21:30.

Terminou assim um fim de semana apenas (!) com 2 jogos e, pela primeira vez, apenas com vitórias:
  • Na série A2 estamos agora com 2 vitórias e 8 derrotas
    faltam 4 jogos
  • Na série D2 estamos agora com 4 vitórias e 3 derrotas
    faltam 3 jogos

Lamentamos apenas as lesões que impediram 3 jogadores (André, Duarte e Hugo) de participar nos jogos deste fim de semana. Desejamos rápido restabelecimento.

7ª Jornada da série D2

Estoril-Praia B - 26 / SIMECQ B - 68

Parciais: 8-12 ; 7-20 (15-32) ; 5-22 (20-54) ; 6-14 (26-68)

{1ª volta: vitória em casa por 58-38}

Tal como no dia anterior, os nossos jogadores mais novos começaram este jogo muito "encolhidos", parecendo que o desafio que estavam a enfrentar era de dimensão muito superior à realidade. E também como no dia anterior, conseguiram que no 2º e 3º período viessem à tona as suas qualidades.

Uma nota para o excelente ambiente ao redor deste jogo a que não é estranha a boa formação desportiva de treinadores, jogadores, pais/familiares, voluntários na mesa e... voluntários a árbitros (realce para um jovem do Estoril que se ofereceu para fazer dupla com o Nuno e que esteve muito bem).

sábado, 23 de janeiro de 2010

10ª Jornada da série A2

SIMECQ - 64 / Física de Torres Vedras - 47

Parciais: 14-10 ; 21-15 (35-25) ; 18-9 (53-34) ; 11-13 (64-47)

{1ª volta: derrota em Torres Vedras por 48-50}

Foi um resultado melhor que a exibição porque demorámos muito tempo a perceber que o basquetebol pode ser jogado de forma simples. E talvez o resultado do jogo da semana passada tenha deixado algum temor que, durante o jogo, provámos não se justificar!

Curiosamente alguns jogadores que têm vindo a exibir-se a bom nível estiveram hoje infelizes... só que, em compensação, houve outros que "deram um passo em frente" e fizeram um bom jogo. É a vantagem de termos um grupo equilibrado.

Votos de rápidas melhoras para o nosso André Santos que nem conseguiu participar e para o jogador da Física que se lesionou.

domingo, 17 de janeiro de 2010

9ª Jornada da série A2

Benfica-A - 131 / SIMECQ-A - 25

Parciais: 34-6 ; 19-3 (53-9) ; 41-8 (94-17) ; 37-8 (131-25)

{1ª volta: derrota em casa por 9-106}

Jogo com a história clara dos números... que correspondem a uma significativa diferença de nível entre as 2 equipas.

Terminou mais um fim de semana de 3 jogos em que utilizámos 17 jogadores para os 600m, ficando de fora apenas 1 jogador impedido por lesão. Estamos a crescer!

6ª Jornada da série D2

SIMECQ-B - 59 / Benfica-B - 50

Parciais: 10-9 ; 17-9 (27-18) ; 14-16 (41-34) ; 18-16 (59-50)

{1ª volta: derrota na Luz por 33-97}

Vencer uma equipa que até este jogo tinha 9 vitórias em 9 jogos deve sempre ser realçado.

Os nossos jogadores mais novos estiveram sempre muito concentrados, com uma atitude ambiciosa e com muita vontade (e capacidade) de se sacrificarem pela equipa. Demonstraram que vale a pena treinar muito e bem para serem cada vez melhores.

3ª Jornada da série A2

Física de Torres Vedras - 50 / SIMECQ - 48

Parciais: 17-8 ; 11-6 (28-14) ; 9-21 (37-35) ; 13-13 (50-48)

Tal como já nos aconteceu em Vila Franca de Xira, fomos enganados. Mais uma vez fizemos um adiamento por não termos árbitros nomeados e, na 2ª data, voltámos a contar apenas com 1 árbitro que, como é natural, teve dificuldades em fazer uma boa arbitragem. Claro que podem existir sempre impedimentos de última hora. Mas é obrigação de todos o cumprimento das regras e os jogos de basquetebol são dirigidos por 2 árbitros (ou 3)!

Também nós tivemos uma viagem atribulada (problemas na A8) que nos obrigou a chegar a Torres Vedras apenas 20m antes do jogo. Mas não foi por isso que não jogámos e que não tentámos dar o nosso melhor. Claro que o 0-9 inicial também não foi por acaso.

Na 2ª parte já estivemos mais perto do nosso valor mas... não foi suficiente para ultrapassar as contrariedades encontradas.

domingo, 10 de janeiro de 2010

8ª Jornada da série A2

SIMECQ - 42 / Moscavide - 62

Parciais: 16-13 ; 4-9 (20-22) ; 14-13 (34-35) ; 8-25 (42-62)

{1ª volta: derrota em Moscavide por 31-62}

Por falta de tempo os comentários têm que ser feitos "a quente" e em bloco nesta mensagem. Mas é um mal que vem por bem. Foi um fim de semana c/ 3 jogos = 3 derrotas mas não é por isso que se deve fazer um balanço negativo:

  • começámos mal (principalmente na fase final do 1º período) contra o Belenenses mas no 4º período quase que conseguimos ir "buscar o jogo"... ou seja, demonstrámos que sabemos ultrapassar "dias maus" (principalmente uma péssima % de lançamento)... e aprendemos que nunca devemos facilitar, porque poderemos não conseguir atingir o objectivo... como aconteceu;
  • começámos bem e acabámos bem contra o Odivelas mas os nossos "mais novos" ainda não conseguem ter argumentos face às diferenças atléticas e tiveram fases muito fracas, principalmente devido à inexperiência da maioria dos jogadores;
  • terminámos c/ o Moscavide, um adversário muito forte e, tal como já tínhamos feito contra o Queluz, mostrámos que podemos competir com qualquer das equipas nesta fase.

No caso deste último jogo, devemos repetir a manifestação de pertencermos a um grupo que nos enche de ORGULHO. Ainda não conseguimos saborear a doçura da vitória neste jogos contra os adversários mais fortes mas, por um lado está provado que encurtámos a distância e, por outro, também está provado que um GRUPO FORTE ajuda muito na superação.

Finalmente, neste fim de semana os 3 jogos x 40 minutos x 5 jogadores = 600 minutos foram distribuídos por 16 Jogadores (apenas 2 não puderam ser utilizados). Claro que a distribuição não foi uniforme porque nunca deixámos de procurar o melhor resultado possível e porque premiámos quem melhor prestação conseguiu, mas não deixámos ninguém de fora! É a nossa noção de FORMAÇÃO para COMPETIÇÃO!