domingo, 28 de fevereiro de 2010

9ª Jornada da série D2

SIMECQ - 74 / Alenquer - 40

Parciais: 16-5 ; 18-13 (34-18) ; 15-14 (49-32) ; 25-8 (74-40)

{1ª volta: Vitória em Alenquer por 52-48}

Concluímos esta 2ª Fase (1ª para a equipa B) em 4º lugar, com igual número de vitórias e derrotas, 5.

É um saldo positivo que merece 3 realces:
  • na 2ª volta apenas perdemos 2 jogos, fora, contra o CIBA e o Odivelas, por 1 e 2 pontos respectivamente;
  • todos os 5 resultados da 2ª volta foram melhores do que os da 1ª volta
  • fomos a unica equipa a vencer o Benfica-B, vencedor desta série.
A evolução da equipa está a ser acompanhada por equivalente evolução da maioria dos jogadores, quer nesta equipa, quer na colaboração na equipa A. Este era o principal objectivo pelo que estamos satisfeitos. No entanto convem recordar aos nossos jovens que o "degrau" que já subiram é muito pequeno e que há muito ainda para melhorar. Existe margem de progressão mas não vai ser fácil o caminho!

Mas a outra face existe, nem tudo foram rosas.

Estamos muito desapontados com a falta de nomeção de árbitros. Na 1ª volta apenas tivemos árbitros com o Estoril-B e com o CIBA. Na 2ª volta apenas tivemos árbitros contra o Benfica. Ou seja: em 7 jogos tivemos que "fazer de conta" (aproveitamos para agradecer a quem colaborou neste papel e devemos até elogiar alguns desempenhos).

O papel dos árbitros é fundamental no processo de formação de jogadores. A nossa modalidade merece que os jogos sob a responsabilidade da ABL tenham todas as condições regulamentares!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Torneio Vale do Tejo

Ficámos na série A e teremos como adversários (com as datas indicativas):

Da Associação de Setúbal:
  • Clube Amigos do Basquetebol de Grândola
    9/5 em casa
  • Clube Desportivo Pinhalnovense
    16/5 fora
  • Montijo Basket Associação
    25/4 fora

Do Alentejo:

  • Associação Juvenil de Estremoz
    18/4 em casa
  • Associação de Moradores do Bairro do Bacelo (Évora)
    21/3 em casa

De Santarém:

  • Clube Náutico de Abrantes
    7/3 em casa
  • Eléctrico Futebol Clube (Ponte de Sor, distrito de Portalegre)
    14/3 fora

De Lisboa

  • Clube Futebol "Os Belenenses"
    28/3 fora

Quem vencer esta série defrontará na final o 1º da série B para determinar o vencedor desta competição.

10ª Jornada da série D2

Odivelas - 51 / SIMECQ - 49

Parciais: 16-9 ; 17-16 (33-25) ; 11-11 (44-36) ; 7-13 (51-49)

{1ª volta: derrota em casa por 54-74}

Apesar de este jogo pertencer à 10ª jornada, ainda temos pendente o jogo da 9ª jornada contra o Alenquer para terminar esta fase.

Algumas frases do nosso treinador no final do jogo na "flash-interview" ao Diário de Odivelas são elucidativas:
  • falhámos muitas coisas fáceis
  • jogámos muito mal na 1ª parte
  • parabéns ao Odivelas
  • fica o "aperto" de sentir que poderíamos ter feito muito melhor

Na Amadora contra o CIBA tínhamos dominado o jogo e permitimos a reviravolta no final. Agora, estivemos sempre a perder, chegámos ao empate no último minuto mas não conseguimos a vitória. Temos que aprender a dar valor aos pormenores... deixar as "flores" e apostar na eficácia!

O jogo foi transmitido na Net em directo pelo Diário de Odivelas e pode ser revisto em http://www.diariodeodivelas.com/

O minuto final e as opiniões no final do jogo estão em: http://www.ustream.tv/recorded/4897266

domingo, 7 de fevereiro de 2010

14ª Jornada da série A2

SIMECQ - 56 / Belenenses - 64

Parciais: 6-23 ; 16-9 (22-32) ; 16-19 (38-51) ; 18-13 (56-64)

{1ª volta: derrota em Belém por 43-54}

O que a seguir afirmamos tem que ser precedido pelo reconhecimento da justiça e do mérito do Beleneneses na sua vitória.

Fizemos uma boa semana de treinos e dois bons jogos contra adversários muito superiores. Nesta época temos trabalhado tanto para que a nossa evolução seja consistente e depois, quando a demonstração desses progressos está ao nosso alcance, fazemos marcha-atrás!
Deixámos de ser rapazes para regredirmos ao tempo em que fomos meninos, com infantilidades inadmissíveis... até porque quando éramos meninos já nos comportávamos como rapazinhos.
Tantos lances, tantos minutos, tantos períodos, tantas partes a conseguirmos resistir e reagir contra as adversidades... roçando mesmo o brilhantismo em algumas fases, para chegar à última jornada e fazermos esta figura!
Que desilusão... que sabor amargo...

Fica um conselho:
As oportunidades, todas as oportunidades, são para aproveitar!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

13ª Jornada da série A2

Queluz - 67 / SIMECQ - 40

Parciais: 16-7 ; 29-9 (45-16) ; 15-17 (60-33) ; 7-7 (67-40)

{1ª volta: derrota em casa por 51-79}

Não conseguimos começar bem o jogo, mostrando muita apatia em termos defensivos e algumas dificuldades em escolher as melhores opções ofensivas. Para piorar estivemos quase 8 minutos "em branco" no 2º período.

Acordámos no final do 2º período, ganhámos o 3º, empatámos o 4º e, embora tenhamos perdido o jogo por uma diferença significativa, demonstrámos que os progressos se mantêm.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

11ª Jornada da série A2

Estoril-Basket - 69 / SIMECQ - 45

Parciais: 21-11 ; 13-10 (34-21) ; 16-17 (50-38) ; 19-7 (69-45)

{1ª volta: derrota em casa por 42-80}

Fizemos um bom 1º período, com resultado equilibrado, em que apenas na parte final permitimos o distânciamento para 10 pontos.
Nos 2 períodos seguintes nem conseguimos reduzir a diferença para valores inferiores nem permitimos o distanciamento para lá dos 13 pontos.
E assim foi até aos últimos 5 minutos em que já não foi possível resistir mais às contrariedades que foram ocorrendo e terminámos com um resultado demasiado pesado para a exibição produzida.
Num balanço global podemos concluir que fizemos um bom jogo e continuámos a mostrar que nos estamos a aproximar do nível dos mais fortes.

domingo, 31 de janeiro de 2010

8ª Jornada da série D2

CIBA - 52 / SIMECQ - 51

Parciais: 16-15 ; 12-21 (28-36) ; 8-5 (36-41) ; 16-10 (52-51)

{1ª volta: derrota em casa por 34-58}

Nesta série faltam 2 jogos e temos 4 vitórias e 4 derrotas.

Aproveitamos esta mensagem para fazer o balanço deste fim de semana que só não foi novamente 100% vitorioso devido ao cesto do CIBA no último segundo.

Comecemos pelo jogo de hoje:

  • Esta derrota tagencial é uma grande lição para todos nós... melhorámos muito desde o jogo da 1ª volta (fizemos mesmo um excelente 2º período em termos ofensivos) mas ainda temos muito trabalho pela frente. Humildade e vontade de corrigir os nossos erros é essencial para o nosso progresso.
  • O que é que isto quer dizer na prática? Quer dizer que devemos ser capazes de perceber o que fazemos "menos bem", ter vontade de corrigir essas "fragilidades" e ter a ambição de pretendermos ser melhores do que já somos.

Quanto ao jogo com o Algés...

  • Foi uma vitória justa e sofrida. Demorámos 3 períodos até colocarmos em campo as nossas qualidades mas fomos excelentes no último período.
  • Alertamos no entanto os nossos jogadores para a necessidade de sermos mais regulares ao longo de todo o jogo.
  • E agora que estamos quase a acabar esta fase fica demonstrado que faltava a esta equipa jogar a este nível para podermos ser mais competitivos.

Agora vem aí uma semana com 3 jogos na série A2.