terça-feira, 8 de dezembro de 2009

5ª Jornada da série A2

Algés - 45 / SIMECQ - 61

Parciais:
2-13 / 15-13 / 16-15 / 12-20

domingo, 6 de dezembro de 2009

4ª Jornada da série A2

SIMECQ - 42 / Estoril Basket - 80

Parciais:
12-24 ; 9-13 ; 10-27 ; 11-16

sábado, 5 de dezembro de 2009

SIMECQ B (58) - Estoril-Praia B (38) / Crónica

Os nossos jogadores deram uma muito boa resposta aos últimos resultados. Puseram para trás as ultimas derrotas e entraram em campo muito concentrados e a fazer aquilo que melhor sabem.

A procissão ainda vai no adro, mas penso que os jogadores que fazem parte desta equipa podem aproveitar muito os minutos de jogo que lhes vão sendo dados para melhorarem o seu basket e a sua postura no campo.

Parabéns a todos, mas esta foi só mais uma vitória, outros jogos virão e a resposta tem que ser a mesma.

Parciais:
23-9 ; 15-10 ; 14-12 ; 6-7

PS: Salientamos a estreia oficial de um dos nossos jogadores, que apesar de ter pouco tempo de basket se tem dedicado nos treinos e tem mostrado uma evolução considerável, que nos permitiu utilizá-lo neste jogo, e esperamos que em mais.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

3ª Jornada da série A2 (Adiado)

Informamos já que não houve jogo, que ficou marcado para 15 de Janeiro de 2010 às 21:30, para não obrigar ninguém a ler o que se segue até chegar a esta informação.

Reunimos a equipa (jogadores, pais, etc.) e fomos até à cidade de Torres Vedras onde, como é hábito, fomos bem recebidos. Mas não houve jogo porque não havia árbitros nomeados.

Já tínhamos conhecimento de que seria esta a situação mais provável, mas tivemos que realizar a deslocação para que fossem registados os participantes no Boletim de Jogo e fosse cumprido o art. 38º do Regulamento de Provas da ABL. É do mais elementar bom senso verificar que em situações destas a deslocação é um desperdício de tempo e recursos que prejudica significativamente os clubes.

E porque é que não houve jogo se apenas faltavam árbitros? Havia jogadores (com cartões e com BIs originais), equipamentos, bolas, cestos (e tabelas), marcações e dimensões regulamentares, etc. "Apenas" não havia árbitros e oficiais de mesa...

Vamos imaginar então que em vez de faltarem árbitros não tínhamos tabelas oficiais com os cestos... não havia problema, jogávamos com os cestos de corfebol que estavam ali a uma canto. Imaginemos agora que o pavilhão não estava disponível... mas tínhamos ali ao lado um ringue de hóquei, sabemos que sem as marcações adequadas... mas, com boa vontade, "imaginávamos" onde ficaria a Área Restritiva... ou em alternativa poderíamos usar a piscina mais próxima ou a praia de Santa Cruz. Parece exagero? Então vamos ficar apenas pela inexistência de bolas... quando chegámos estava a decorrer um jogo de hoquei em patins... como a bola é mais pequena talvez fosse mais fácil de marcar cesto e como salta pouco, os jogadores seriam obrigados a "não se agarrar" tanto à bola. Sabemos também que não é regulamentar um jogador ser inscrito com cópia do BI; Então que tal aceitar a inscrição com a foto de família no último Natal e a inscrição atrás: "o 2º da esquerda, em pé de camisolão verde e a mostrar a viola que recebeu como prenda, é o Paulinho que nasceu em 29-12-1995 c/ 53cm e 3,450 Kg"...

Porque é que o que atrás ficou escrito parece tão ridiculo mas jogarmos com "juizes de ocasião" parece normal?

Perdoem o humor negro, mas FORMAR implica também fomentar a adesão dos jovens ao valor do cumprimento das REGRAS. O papel dos juizes é fundamental nesta componente!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Avaliação dos primeiros jogos da 2ª Fase

As 2 primeiras derrotas em jogos oficiais, nesta época, tiveram expressões exageradas para as nossas expectativas.

Curiosamente o enorme desiquilibrio revelado no jogo com o Benfica foi menos doloroso porque defrontámos uma equipa fortíssima, quer a nível físico quer a nível de talento e maturidade, que aproveita todos os erros do adversário com uma eficácia notável. Estão num patamar diferente do nosso e o que podemos prometer é que lhes tentaremos oferecer uma maior oposição no jogo da 2ª volta.

O jogo de 6ª feira com o Moscavide deve ser avaliado de forma diferente. Comecemos por referir a justiça do resultado e por reconhecer o valor que o ACM tem. Mas nós também temos qualidades e não exibimos nem 50% do nosso valor. As razões para o "apagão" que tivemos na 1ª parte estão identificadas e trabalharemos afincadamente para não o repetir.

É mais fácil comentar resultados positivos da nossa equipa, mas o desporto (e a vida) é um palco de sucessos e contrariedades... sendo que estas devem servir como trampolim para o nosso progresso. Vamos aprender com os erros!

domingo, 29 de novembro de 2009

2ª Jornada da série A2

SIMECQ - 9 / Benfica - 106

Parciais:
3-30 ; 0-28 ; 2-26 ; 4-22

1ª Jornada da série A2

A.C.Moscavide - 62 / SIMECQ - 31

Parciais:
24-5 ; 9-2 ; 13-14 ; 16-10