segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SIMECQ (76) - Odivelas Basket (43) / Crónica

Começámos por mostrar que a lição do jogo anterior tinha sido aprendida, com um início seguro e com uma progressão de qualidade durante toda a 1ª parte; nesta fase a equipa terá provavelmente praticado o melhor basquetebol desta época, até ao momento, conseguindo chegar ao intervalo a ganhar por 55-21.

Após o intervalo não conseguimos manter o mesmo nível, quer pela melhoria de desempenho do adversário, quer pelo "regresso" de alguns dos defeitos que ainda não ultrapassámos totalmente. Fizemos uma 2ª parte sem brilho (perdemos por 1 esta parte), que permitiu o resultado final de 76-43.

Do ponto de vista global foi um exibição positiva - parabéns à equipa - mas relembramos que todos os adversários têm valor e que temos que ter ambição para manter a concentração do princípio ao fim de qualquer jogo.

Terminamos com votos de melhoras e rápido regresso para os jogadores que, por doença, não deram o seu contributo neste jogo.

sábado, 7 de novembro de 2009

Assiduidade e Pontualidade - até Outubro de 2009


Na assiduidade e na pontualidade temos tido um Grupo forte, com raros episódios rapidamente corrigidos, pelo que teoricamente este não seria um tema a abordar neste Blog. Temos 76% de Assiduidade (83%, se incluirmos os atrazos) nos 2 primeiros meses, sempre a melhorar. Mas há sempre margem para progredir, convem relembrar os "bons valores" e queremos deixar um desafio aos nossos jogadores, acompanhado dum passatempo.

Existem muitos factores que aceleram ou travam o progresso dos jogadores. Entre eles há dois que costumam ser menosprezados mas que são de extrema importância por servirem de base aos restantes, a assiduidade e a pontualidade:
  • Faltar a um treino é normalmente uma "derrapagem" e por vezes corresponde até a um retrocesso no processo evolutivo do jogador (bem basta quando tal se deve a doença ou lesão). Mas prejudica também o Grupo porque este é um desporto colectivo e a ausência de um elemento cria sempre dificuldades... e então sem pré-aviso é mesmo prejudicial
  • Os atrazos começam por ser uma falta de respeito pelos outros. Significam igualmente um desperdício das escassas oportunidades que temos para treinar - atitude que revela, no mínimo, pouca inteligência. Quando não se consegue cumprir uma regra tão elementar como chegar a horas (ou mais cedo, obviamente), que outra regra se conseguirá cumprir?
Qual o desafio? Até ao final de 2009 melhorar os indicadores individuais do quadro.

Qual o passatempo? Que cada um se reveja no lugar em que efectivamente está. Num dos treinos da próxima semana saberão "quem é quem".

Nota final: Todos sabemos, treinadores, jogadores e pais, que a actividade desportiva não é concorrente com as tarefas escolares; a nossa experiência nesta modalidade está recheada de bons jogadores que são bons alunos, óptimos até, a quem ainda "sobra tempo" para outras actividades e também conhecemos maus alunos que nada melhoraram por terem deixado de treinar e jogar.
Gerir bem o nosso tempo deve ser aprendido cedo: estudar e praticar desporto ensina-nos a fazê-lo!

domingo, 1 de novembro de 2009

Um jogo, uma vitória e uma LIÇÃO

Este jogo foi adiado uma semana para que pudéssemos ter árbitros. Para isso, aceitámos jogar às 9:15 em Vila Franca (o que implicou saírmos à 7:30 da Cruz Quebrada). Ficámos muito satisfeitos ao termos conhecimento, no site da FPB, que para este jogo teríamos árbitros. Mas infelizmente os árbitros nomeados não apareceram e foram substituídos por apenas 1 elemento! Claro que é melhor um que nenhum... mas ficámos desiludidos. Alterámos as nossas rotinas para ficarmos apenas "meio-satisfeitos"! Esta informação não constitui nenhuma crítica ao desempenho do árbitro que, sózinho, fez um trabalho positivo com a colaboração de todos os jogadores.

Quanto ao jogo: um bom começo "subiu à cabeça" dos jogadores que se esqueceram que estavam a defrontar alguns jogadores que no ano passado foram campeões distritais de Sub-14. Os nossos erros foram sendo aproveitados pela valorosa equipa do Vilafranquense para chegarmos ao intervalo a ganhar apenas por 1 ponto, com parciais de 16-14 e 7-8! com o nosso pior desempenho desta época: 23-22 não resultava de bom trabalho defensivo mas de mau desempenho ofensivo.

Claro que o adversário não tinha culpa dos nossos erros, tem também valor, foi ganhando confiança e quando pensávamos que que tínhamos "batido no fundo", ainda conseguimos ficar a perder por 8 pontos a meio do 3º período. Felizmente somos um grupo grande e unido o que nos permitiu encontrar a mudança de atitude para uma recuperação que nos permitiu chegar ao fim deste período a perder apenas por 1 ponto (parcial de 13-15).

O 4º período foi a demonstração de que necessitávamos apanhar um susto deste tipo para aprendermos que no basquetebol e na vida nunca devemos menosprezar ninguém! Um parcial de 25-9 colocou o resultado final em 61-46.

Não podemos esquecer o longo período em que jogámos abaixo do que valemos - é motivo para trabalharmos mais e melhor. Mas devemos realçar que nos melhores momentos (início do jogo, final do 3º período e todo o 4º período), foram utilizados TODOS os 12 jogadores. UMA LIÇÃO PARA A VITÓRIA DO COLECTIVO!

ABL, Formação de Treinadores - 1ª Acção Complementar

No dia 31-Out decorreu no nosso pavilhão uma Acção de Formação destinada a Treinadores Estagiários e a Formandos de Cursos de nível I, integrado no Plano de Formação de Treinadores da ABL, que contou com a colaboração de jogadores da nossa equipa no módulo "O ataque DDM" (ou AASAA).

Gostaríamos de agradecer a oportunidade de participar nesta sessão, porque todos sabemos que "o saber não ocupa lugar" e de elogiar a seriedade com que os jogadores (Sub-16) interpretaram os seus papéis, apesar de não estarem habituados a este modelo de ataque. Obrigado, Mário Silva.

Gostaríamos ainda de desejar que todos os que assitiram a esta sessão possam ter assimilado devidamente os conceitos que se pretendiam transmitir. E que tenham percebido que não existem sistemas perfeitos e que mesmo o melhor sistema depende imenso dos fundamentos ao dispor dos seus actores. A velha história de que "não há omoletes sem ovos"...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Convocatória - Selecção de Lisboa

O nosso atleta Alexandre Araújo, mais conhecido por Alex :), foi convocado para o próximo treino da Selecção de Lisboa - Sub16, na época 2009/10.

Esperemos que tudo corra bem ao Alex, e que esta chamada seja um bom pronuncio para a época, com excelentes exibições.

Para os restantes elementos da equipa, fica o incentivo desta chamada, e a certeza que se cada um demonstrar dentro de campo aquilo que sabem fazer no que toca ao Basket, pode ter hipoteses de ser chamado para as próximas concentrações.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Classificação e Resultados

CLASSIFICAÇÃO - SÉRIE D1

RESULTADOS:

11 de Outubro de 2009 - 16:00 - Pav. Carlos Alberto Carvalho
SIMECQ (66) - VILAFRANQUENSE (30)
****
BASKETQUELUZ (41) - ODIVELASBASKET (72)

17 de Outubro de 2009 - 17:30 - Pavilhão Escola Ruy Belo
BASKET QUELUZ (22) - SIMECQ (80)
***
ODIVELASBASKET (45) - VILAFRANQUENSE (49)

18 de Outubro de 2009 - 10:00 - Pavilhão Escola da Ramada
ODIVELAS BASKET (40) - SIMECQ (91)
****

ODIVELASBASKET (67) - BASKETQUELUZ (31)
VILAFRANQUENSE (79) - BASKETQUELUZ (25)

1 de Novembro de 2009 - 9:15 - Pavilhão José Mario Cerejo
VILAFRANQUENSE (46) - SIMECQ
(61)

8 de Novembro de 2009 - 17:00 - Pav. Carlos Alberto Carvalho
SIMECQ (76) - ODIVELAS BASKET
(43)
****
BASKETQUELUZ (27) - VILAFRANQUENSE (74)

15 de Novembro de 2009 - 18:30 - Pav. Carlos Alberto Carvalho
SIMECQ (90) - BASKET QUELUZ (14)
****
VILAFRANQUENSE (45) - ODIVELAS BASKET (51)

domingo, 18 de outubro de 2009

SIMECQ - Odivelas Basket (Crónica)

O jogo de hoje começou como tinha acabado o jogo de ontem, com a nossa equipa bastante concentrada e a mostrar o que de melhor sabem fazer, a defender bem e com agressividade (no bom sentido) e a atacar mais com a cabeça do que com o coração, o que levou a que no final do primeiro periodo o resultado já estivesse nos 28-4.
No entanto, parece que a equipa reage mal aos elogios, e o periodo seguinte foi de um nivel inferior, o que levou a que o Odivelas conseguisse dar melhor réplica e nos complicasse os movimentos ofensivos e defensivos. Mesmo assim o resultado ao intervalo era de 43-16, mercê do parcial 15-12.
Na segunda parte voltamos ao bom nível, e conseguimos fazer bons movimentos ofensivos o que nos permitiu alargar a vantagem fazendo com que o jogo tivesse acabado com o placar de 91-40.
No final deste fim-de-semana de jornada dupla de salientar o facto de termos conseguido colocar em campo todos os jogadores (14), dando-lhes condições de "aprender" em competição. E todos mostraram merecer a oportunidade.