sábado, 7 de novembro de 2009

Assiduidade e Pontualidade - até Outubro de 2009


Na assiduidade e na pontualidade temos tido um Grupo forte, com raros episódios rapidamente corrigidos, pelo que teoricamente este não seria um tema a abordar neste Blog. Temos 76% de Assiduidade (83%, se incluirmos os atrazos) nos 2 primeiros meses, sempre a melhorar. Mas há sempre margem para progredir, convem relembrar os "bons valores" e queremos deixar um desafio aos nossos jogadores, acompanhado dum passatempo.

Existem muitos factores que aceleram ou travam o progresso dos jogadores. Entre eles há dois que costumam ser menosprezados mas que são de extrema importância por servirem de base aos restantes, a assiduidade e a pontualidade:
  • Faltar a um treino é normalmente uma "derrapagem" e por vezes corresponde até a um retrocesso no processo evolutivo do jogador (bem basta quando tal se deve a doença ou lesão). Mas prejudica também o Grupo porque este é um desporto colectivo e a ausência de um elemento cria sempre dificuldades... e então sem pré-aviso é mesmo prejudicial
  • Os atrazos começam por ser uma falta de respeito pelos outros. Significam igualmente um desperdício das escassas oportunidades que temos para treinar - atitude que revela, no mínimo, pouca inteligência. Quando não se consegue cumprir uma regra tão elementar como chegar a horas (ou mais cedo, obviamente), que outra regra se conseguirá cumprir?
Qual o desafio? Até ao final de 2009 melhorar os indicadores individuais do quadro.

Qual o passatempo? Que cada um se reveja no lugar em que efectivamente está. Num dos treinos da próxima semana saberão "quem é quem".

Nota final: Todos sabemos, treinadores, jogadores e pais, que a actividade desportiva não é concorrente com as tarefas escolares; a nossa experiência nesta modalidade está recheada de bons jogadores que são bons alunos, óptimos até, a quem ainda "sobra tempo" para outras actividades e também conhecemos maus alunos que nada melhoraram por terem deixado de treinar e jogar.
Gerir bem o nosso tempo deve ser aprendido cedo: estudar e praticar desporto ensina-nos a fazê-lo!

domingo, 1 de novembro de 2009

Um jogo, uma vitória e uma LIÇÃO

Este jogo foi adiado uma semana para que pudéssemos ter árbitros. Para isso, aceitámos jogar às 9:15 em Vila Franca (o que implicou saírmos à 7:30 da Cruz Quebrada). Ficámos muito satisfeitos ao termos conhecimento, no site da FPB, que para este jogo teríamos árbitros. Mas infelizmente os árbitros nomeados não apareceram e foram substituídos por apenas 1 elemento! Claro que é melhor um que nenhum... mas ficámos desiludidos. Alterámos as nossas rotinas para ficarmos apenas "meio-satisfeitos"! Esta informação não constitui nenhuma crítica ao desempenho do árbitro que, sózinho, fez um trabalho positivo com a colaboração de todos os jogadores.

Quanto ao jogo: um bom começo "subiu à cabeça" dos jogadores que se esqueceram que estavam a defrontar alguns jogadores que no ano passado foram campeões distritais de Sub-14. Os nossos erros foram sendo aproveitados pela valorosa equipa do Vilafranquense para chegarmos ao intervalo a ganhar apenas por 1 ponto, com parciais de 16-14 e 7-8! com o nosso pior desempenho desta época: 23-22 não resultava de bom trabalho defensivo mas de mau desempenho ofensivo.

Claro que o adversário não tinha culpa dos nossos erros, tem também valor, foi ganhando confiança e quando pensávamos que que tínhamos "batido no fundo", ainda conseguimos ficar a perder por 8 pontos a meio do 3º período. Felizmente somos um grupo grande e unido o que nos permitiu encontrar a mudança de atitude para uma recuperação que nos permitiu chegar ao fim deste período a perder apenas por 1 ponto (parcial de 13-15).

O 4º período foi a demonstração de que necessitávamos apanhar um susto deste tipo para aprendermos que no basquetebol e na vida nunca devemos menosprezar ninguém! Um parcial de 25-9 colocou o resultado final em 61-46.

Não podemos esquecer o longo período em que jogámos abaixo do que valemos - é motivo para trabalharmos mais e melhor. Mas devemos realçar que nos melhores momentos (início do jogo, final do 3º período e todo o 4º período), foram utilizados TODOS os 12 jogadores. UMA LIÇÃO PARA A VITÓRIA DO COLECTIVO!

ABL, Formação de Treinadores - 1ª Acção Complementar

No dia 31-Out decorreu no nosso pavilhão uma Acção de Formação destinada a Treinadores Estagiários e a Formandos de Cursos de nível I, integrado no Plano de Formação de Treinadores da ABL, que contou com a colaboração de jogadores da nossa equipa no módulo "O ataque DDM" (ou AASAA).

Gostaríamos de agradecer a oportunidade de participar nesta sessão, porque todos sabemos que "o saber não ocupa lugar" e de elogiar a seriedade com que os jogadores (Sub-16) interpretaram os seus papéis, apesar de não estarem habituados a este modelo de ataque. Obrigado, Mário Silva.

Gostaríamos ainda de desejar que todos os que assitiram a esta sessão possam ter assimilado devidamente os conceitos que se pretendiam transmitir. E que tenham percebido que não existem sistemas perfeitos e que mesmo o melhor sistema depende imenso dos fundamentos ao dispor dos seus actores. A velha história de que "não há omoletes sem ovos"...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Convocatória - Selecção de Lisboa

O nosso atleta Alexandre Araújo, mais conhecido por Alex :), foi convocado para o próximo treino da Selecção de Lisboa - Sub16, na época 2009/10.

Esperemos que tudo corra bem ao Alex, e que esta chamada seja um bom pronuncio para a época, com excelentes exibições.

Para os restantes elementos da equipa, fica o incentivo desta chamada, e a certeza que se cada um demonstrar dentro de campo aquilo que sabem fazer no que toca ao Basket, pode ter hipoteses de ser chamado para as próximas concentrações.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Classificação e Resultados

CLASSIFICAÇÃO - SÉRIE D1

RESULTADOS:

11 de Outubro de 2009 - 16:00 - Pav. Carlos Alberto Carvalho
SIMECQ (66) - VILAFRANQUENSE (30)
****
BASKETQUELUZ (41) - ODIVELASBASKET (72)

17 de Outubro de 2009 - 17:30 - Pavilhão Escola Ruy Belo
BASKET QUELUZ (22) - SIMECQ (80)
***
ODIVELASBASKET (45) - VILAFRANQUENSE (49)

18 de Outubro de 2009 - 10:00 - Pavilhão Escola da Ramada
ODIVELAS BASKET (40) - SIMECQ (91)
****

ODIVELASBASKET (67) - BASKETQUELUZ (31)
VILAFRANQUENSE (79) - BASKETQUELUZ (25)

1 de Novembro de 2009 - 9:15 - Pavilhão José Mario Cerejo
VILAFRANQUENSE (46) - SIMECQ
(61)

8 de Novembro de 2009 - 17:00 - Pav. Carlos Alberto Carvalho
SIMECQ (76) - ODIVELAS BASKET
(43)
****
BASKETQUELUZ (27) - VILAFRANQUENSE (74)

15 de Novembro de 2009 - 18:30 - Pav. Carlos Alberto Carvalho
SIMECQ (90) - BASKET QUELUZ (14)
****
VILAFRANQUENSE (45) - ODIVELAS BASKET (51)

domingo, 18 de outubro de 2009

SIMECQ - Odivelas Basket (Crónica)

O jogo de hoje começou como tinha acabado o jogo de ontem, com a nossa equipa bastante concentrada e a mostrar o que de melhor sabem fazer, a defender bem e com agressividade (no bom sentido) e a atacar mais com a cabeça do que com o coração, o que levou a que no final do primeiro periodo o resultado já estivesse nos 28-4.
No entanto, parece que a equipa reage mal aos elogios, e o periodo seguinte foi de um nivel inferior, o que levou a que o Odivelas conseguisse dar melhor réplica e nos complicasse os movimentos ofensivos e defensivos. Mesmo assim o resultado ao intervalo era de 43-16, mercê do parcial 15-12.
Na segunda parte voltamos ao bom nível, e conseguimos fazer bons movimentos ofensivos o que nos permitiu alargar a vantagem fazendo com que o jogo tivesse acabado com o placar de 91-40.
No final deste fim-de-semana de jornada dupla de salientar o facto de termos conseguido colocar em campo todos os jogadores (14), dando-lhes condições de "aprender" em competição. E todos mostraram merecer a oportunidade.

sábado, 17 de outubro de 2009

SIMECQ - Basket Queluz (Crónica)

Este foi daqueles jogos de deixar um treinador de cabelos em pé. Pois apesar do resultado ter sido bastante favorável, não atingimos durante grande parte do jogo, os objectivos que tínhamos definido para o mesmo.

Penso que quem assistiu ao jogo, viu durante a primeira parte tudo, menos basket. É incompreensível a falta de concentração demonstrada durante os primeiros 20 minutos, algo para o qual a equipa tinha sido avisada e alertada na palestra pré-jogo, e nos treinos da semana que antecedeu este jogo. Valeu-nos durante este período a nossa maior capacidade técnica e física para levar para o intervalo uma diferença de 16 pontos (15-31).

A segunda parte trouxe uma equipa mais perto daquilo que todos esperamos, uma equipa aguerrida e com maior acerto na defesa e no ataque. O que permitiu exercer pressão defensiva sobre a equipa adversária, dando origem a muitas recuperações de bola e a cestos fáceis, como atesta o resultado desta parte (7-49).

Neste período deu para rodar toda a equipa, permitindo a preparação do jogo de amanhã.
Uma ultima nota para o facto de todos os jogadores da equipa (12), terem marcado pontos neste jogo.